Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50439
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_MeninasVelozesPeriferia.pdf316,96 kBAdobe PDFView/Open
Title: Meninas Velozes : da periferia à universidade
Authors: Brasil, Katia Tarouquella Rodrigues
Viana, Dianne Magalhães
Almeida, Tânia Mara Campos de
Carvalho, Carla Emanuelle Silva de
Palau, Cecília Aguiar Silva
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia
Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais
Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais
Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais
Assunto:: Adolescentes (Meninas)
Acesso à universidade
Inclusão escolar
Issue Date: 30-Oct-2023
Publisher: Revista de Contribuciones a Las Ciencias Sociales
Citation: BRASIL, Katia Tarouquella Rodrigues et al. Meninas Velozes: da periferia à universidade. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 10, p. 23871–23885, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.10-304. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2815. Acesso em: 25 sep. 2024.
Abstract: Meninas Velozes é um projeto interdisciplinar de extensão e de pesquisa, da Universidade de Brasília (UnB), que mobiliza alunas do ensino médio da periferia da capital do Brasil a ingressarem em uma universidade pública. O projeto se propõe a enfrentar o desafio da divisão sexual discriminatória na formação educacional e no mercado de trabalho que restringe o acesso das mulheres às áreas relacionadas a ciências exatas e, majoritariamente, das mulheres negras e pobres da periferia. O projeto já atendeu aproximadamente 200 meninas de 14 a 17 anos nos 10 anos de sua existência e atualmente acompanha também 20 garotas que já ingressaram na universidade e foram integrantes do projeto. As atividades propostas como extensão universitária na escola pública de periferia são: oficinas pedagógicas, encontros com mulheres do mercado de trabalho que atuam no campo das ciências exatas e engenharia, visitas a laboratórios de ensino e pesquisa da área tecnológica e rodas de conversas sobre gênero, racismo e adolescência. Serão apresentados os resultados preliminares do impacto psicossocial do ingresso das meninas de periferia na universidade. Foram realizadas entrevistas coletivas e individuais e aplicado um questionário sociodemográfico. Identificou-se algumas experiências desafiadoras vividas por essas jovens, como o fato de serem as primeiras pessoas de suas famílias a ingressarem no ensino universitário e a cobrança que vem junto com esta conquista, mas também as dificuldades de serem meninas da periferia em cursos de elite de uma universidade pública federal e, em algumas situações, cursos tradicionalmente masculinos, o que as coloca diante de conflitos ligados a questões de gênero e raça, como também de classe social. Desse modo, os encontros realizados nas entrevistas coletivas revelaram a importância do coletivo, pois retiraram essas jovens do sentimento de solidão e de isolamento que vivenciam na Universidade e possibilitaram o fortalecimento do vínculo entre elas.
Abstract: Girls Velozes is an interdisciplinary extension and research project from the University of Brasilia (UnB), which mobilizes secondary school students from the outskirts of the Brazilian capital to enter a public university. The project sets out to confront the challenge of the discriminatory sexual division in education and in the labor market, which restricts the access of women to areas related to the exact sciences, and, in the majority, of black and poor women from the periphery. The project has already attended to approximately 200 girls between the ages of 14 and 17 in the 10 years of its existence, and is currently also accompanying 20 girls who have already entered the university and were members of the project. The activities proposed as a university extension in the public school on the outskirts are: pedagogical workshops, meetings with women from the labor market who work in the field of exact sciences and engineering, visits to teaching and research laboratories in the technological area and wheels of conversations about gender, racism and adolescence. The preliminary results of the psychosocial impact of the entry of girls from the outskirts into the university will be presented. Collective and individual interviews were conducted and a sociodemographic questionnaire was applied. Some challenging experiences experienced by these young women were identified, such as the fact that they were the first people from their families to enter university education and the income that comes along with this achievement, but also the difficulties of being girls from the outskirts in elite courses of a federal public university and, in some situations, traditional male courses, which puts them before conflicts linked to issues of gender and race, as well as social class. In this way, the meetings held in the collective interviews revealed the importance of the collective, because they removed these young women from the feeling of loneliness and isolation that they experienced at the University and made possible the strengthening of the bond between them.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT EMN)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Licença:: (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2815. Acesso em: 25 set. 2024.
DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-304
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50439/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.