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ARTIGO_MeninasVelozesPeriferia.pdf316,96 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.authorBrasil, Katia Tarouquella Rodrigues-
dc.contributor.authorViana, Dianne Magalhães-
dc.contributor.authorAlmeida, Tânia Mara Campos de-
dc.contributor.authorCarvalho, Carla Emanuelle Silva de-
dc.contributor.authorPalau, Cecília Aguiar Silva-
dc.date.accessioned2024-09-25T13:03:43Z-
dc.date.available2024-09-25T13:03:43Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationBRASIL, Katia Tarouquella Rodrigues et al. Meninas Velozes: da periferia à universidade. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 10, p. 23871–23885, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.10-304. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2815. Acesso em: 25 sep. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50439-
dc.description.abstractMeninas Velozes é um projeto interdisciplinar de extensão e de pesquisa, da Universidade de Brasília (UnB), que mobiliza alunas do ensino médio da periferia da capital do Brasil a ingressarem em uma universidade pública. O projeto se propõe a enfrentar o desafio da divisão sexual discriminatória na formação educacional e no mercado de trabalho que restringe o acesso das mulheres às áreas relacionadas a ciências exatas e, majoritariamente, das mulheres negras e pobres da periferia. O projeto já atendeu aproximadamente 200 meninas de 14 a 17 anos nos 10 anos de sua existência e atualmente acompanha também 20 garotas que já ingressaram na universidade e foram integrantes do projeto. As atividades propostas como extensão universitária na escola pública de periferia são: oficinas pedagógicas, encontros com mulheres do mercado de trabalho que atuam no campo das ciências exatas e engenharia, visitas a laboratórios de ensino e pesquisa da área tecnológica e rodas de conversas sobre gênero, racismo e adolescência. Serão apresentados os resultados preliminares do impacto psicossocial do ingresso das meninas de periferia na universidade. Foram realizadas entrevistas coletivas e individuais e aplicado um questionário sociodemográfico. Identificou-se algumas experiências desafiadoras vividas por essas jovens, como o fato de serem as primeiras pessoas de suas famílias a ingressarem no ensino universitário e a cobrança que vem junto com esta conquista, mas também as dificuldades de serem meninas da periferia em cursos de elite de uma universidade pública federal e, em algumas situações, cursos tradicionalmente masculinos, o que as coloca diante de conflitos ligados a questões de gênero e raça, como também de classe social. Desse modo, os encontros realizados nas entrevistas coletivas revelaram a importância do coletivo, pois retiraram essas jovens do sentimento de solidão e de isolamento que vivenciam na Universidade e possibilitaram o fortalecimento do vínculo entre elas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista de Contribuciones a Las Ciencias Socialespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMeninas Velozes : da periferia à universidadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes (Meninas)pt_BR
dc.subject.keywordAcesso à universidadept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2815. Acesso em: 25 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-304pt_BR
dc.description.abstract1Girls Velozes is an interdisciplinary extension and research project from the University of Brasilia (UnB), which mobilizes secondary school students from the outskirts of the Brazilian capital to enter a public university. The project sets out to confront the challenge of the discriminatory sexual division in education and in the labor market, which restricts the access of women to areas related to the exact sciences, and, in the majority, of black and poor women from the periphery. The project has already attended to approximately 200 girls between the ages of 14 and 17 in the 10 years of its existence, and is currently also accompanying 20 girls who have already entered the university and were members of the project. The activities proposed as a university extension in the public school on the outskirts are: pedagogical workshops, meetings with women from the labor market who work in the field of exact sciences and engineering, visits to teaching and research laboratories in the technological area and wheels of conversations about gender, racism and adolescence. The preliminary results of the psychosocial impact of the entry of girls from the outskirts into the university will be presented. Collective and individual interviews were conducted and a sociodemographic questionnaire was applied. Some challenging experiences experienced by these young women were identified, such as the fact that they were the first people from their families to enter university education and the income that comes along with this achievement, but also the difficulties of being girls from the outskirts in elite courses of a federal public university and, in some situations, traditional male courses, which puts them before conflicts linked to issues of gender and race, as well as social class. In this way, the meetings held in the collective interviews revealed the importance of the collective, because they removed these young women from the feeling of loneliness and isolation that they experienced at the University and made possible the strengthening of the bond between them.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociaispt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociaispt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociaispt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
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