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Title: Educação interprofissional para manejo da parada cardiopulmonar intra-hospitalar em pacientes críticos com covid-19 : estudo multimétodo
Authors: Pereira, Susi Cristalino
Orientador(es):: Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto:: Capacitação profissional
Covid-19
Parada cardiopulmonar
Educação interprofissional
Issue Date: 20-Aug-2024
Citation: PEREIRA, Susi Cristalino. Educação interprofissional para manejo da parada cardiopulmonar intra-hospitalar em pacientes críticos com covid-19: estudo multimétodo. 2023. 221 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Introdução: A educação interprofissional é uma abordagem colaborativa caracterizada pela capacidade de provocar mudanças em cenários profissionais e curriculares. Melhorar o conhecimento, a comunicação e o trabalho em equipe interprofissional merece ênfase e se concentra na gestão de erro humano e redução de riscos ao ambiente para mitigação de falhas na área da saúde. Objetivos: Avaliar a efetividade da capacitação interprofissional híbrida (teoria expositiva combinada a treino prático de habilidades com uso de simulador de média fidelidade) e o impacto no conhecimento sobre parada cardiopulmonar intra-hospitalar para paciente com COVID-19, no estresse e no julgamento clínico dos profissionais de saúde. Método: Trata-se de um estudo multimétodo, trifásico, constituído de: estudo metodológico de validação de material didático,estudo transversal para avaliação do conhecimento sobre manejo de pacientes em parada cardiopulmonar intra-hospitalar e estudo quase-experimental, não equivalente com pré-teste e pós-teste de abordagem quantitativa. Para coleta de dados foram utilizados questionário validado de conhecimento, escala de Estresse no Trabalho e escala de julgamento clínico (LasaterClinical JudgmentRubric - (LCJR). O estudo foi aprovado no CEP da Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, segundo parecer 5.370.213 e CAAE: 55677721.9.0000.0030 (data da aprovação: 26 de Abril de 2022). Foi realizado uma análise descritiva e inferencial dos resultados e o nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: No estudo metodológico, o instrumento de avaliação de conhecimento mostrou no domínio “Competência Afetiva”, IVC de 100% com p>0,05 em todos os itens. No domínio “Competência Cognitiva”, o IVC variou de 90% a 100% com p>0,05. No domínio “Competência Psicomotora”, o IVC variou de 90% a 100% com p>0,05 em todos os itens, indicando concordância com o item superior ou igual a 80%. No estudo transversal do total de 115 profissionais, 80,9% informaram participação em cursos de suporte básico (SBV) e avançado de vida (SAV) em cardiologia. O conhecimento tácito e explícito sobre suporte básico de vida (SBV) mostrouse superior quando comparado ao suporte avançado de vida (SAV) (68,8% vs 59,1%), ainda que de forma global o conhecimento sobre o atendimento de parada cardiopulmonar (SBV e SAV) tenha sido referido por mais de 59% dos profissionais. No quase experimento, observou-se uma progressiva melhora do conhecimento do período pré-capacitação híbrida (77,8 [66,7-88,9]) para o pós-capacitação (88,9 [77,8-100]) em todas as questões avaliadas (valor-p <0,001). Observou-se que a maioria dos profissionais intensivistas foi categorizada como "Proficiente" na Escala de Julgamento Clínico, representando 52,9% do total. Em relação ao estresse no trabalho, identificou-se maior nível de concordância, na questão que se remete a forma como as tarefas são distribuídas no setor de atuação, quando 63,5% dos profissionais indicaram que se sentem nervosos e apenas 36,5% discordam dessa afirmação. Conclusão: A validação do instrumento de conhecimento foi realizada com êxito por juízes especialistas. O conhecimento interprofissional em suporte básico de vida mostrou-se superior ao suporte avançado de vida em cardiologia, ainda que no contexto geral o conhecimento tanto em SBV como SAV tenha sido identificado em uma margem satisfatória. O estresse no trabalho foi evidenciado pelos profissionais principalmente no que se refere à forma de distribuição das tarefas. Estratégias educativas como capacitação híbrida mostrou-se efetiva na melhoria do conhecimento e no julgamento clínico sobre manejo do paciente em parada cardiopulmonar em ambiente intensivo.
Abstract: Introduction: Interprofessional education is a collaborative approach characterized by the ability to bring about changes in professional and curricular settings. Improving knowledge, communication, and interprofessional teamwork deserves emphasis and focuses on managing human error and reducing risks to the environment to mitigate failures in healthcare. Objectives: To evaluate the effectiveness of hybrid interprofessional training (expository theory combined with practical skills training using a mediumfidelity simulator) and the impact on knowledge about an in-hospital cardiopulmonary arrest for patients with COVID-19, on stress and clinical judgment of health professionals. Method: This is a multimethod, three-phase study, consisting of: a methodological study of validation of didactic material, a cross-sectional study to evaluate knowledge about the management of patients with the in-hospital cardiopulmonary arrest and a quasi-experimental study, not equivalent to a pre-test and post-test with a quantitative approach. A validated knowledge questionnaire, Stress at Work scale, and clinical judgment scale (Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR) for data collection were used. The study was approved by the CEP of the University of Brasilia, Faculty of Health Sciences, according to opinion 5,370 .213 and CAAE: 556777219.0000.0030 (approval date: April 26, 2022). A descriptive and inferential analysis of the results was performed and results with a p- value < 0.05 were considered significant. Results: In the methodological study, the evaluation instrument of knowledge showed in the domain "Affective Competence", the CVI of all items was 100% with p>0.05. In the domain "Cognitive Competence", the CVI ranged from 90% to 100% with p>0.05. In the domain "Competence Psychomotor", the CVI ranged from 90% to 100% with p>0.05 in all items indicating agreement with the item greater than or equal to 80%. In the cross-sectional study of a total of 115 professionals, 80.9% reported participation in basic support courses (SBV) and advanced life (ALS) in cardiology. Tacit and explicit knowledge about basic life support (BLS) was superior when compared to advanced life support (ALS) (68.8% vs. cardiopulmonary arrest (BLS and ALS) was reported by more than 59% of professionals. In the quasi-experiment, there was a progressive improvement in knowledge from the hybrid pre-training period (77.8 [66.7-88.9]) to the post-training period (88.9 [77.8-100]) in all the evaluated questions (p-value<0.001). It was observed that most intensive care professionals were categorized as "Proficient" on the Clinical Judgment Scale, representing 52.9% of the total. Regarding stress at work, a higher level of agreement was identified, in the question that refers to the way tasks are distributed in the sector where they work, when 63.5% of professionals indicated that they feel nervous and only 36.5% disagreed with that statement. Conclusion: The validation of the knowledge instrument was successfully performed by expert judges. Interprofessional knowledge in basic life support proved to be superior to advanced life support in cardiology, although in the general context, knowledge in both BLS and ALS was identified at a satisfactory margin. Stress at work was evidenced by professionals, mainly regarding the distribution of tasks. Educational strategies such as hybrid training proved to be effective in improving knowledge and clinical judgment on the management of patients with cardiopulmonary arrest in an intensive care setting.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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