Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magro, Marcia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Pereira, Susi Cristalino | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T16:45:58Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T16:45:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Susi Cristalino. Educação interprofissional para manejo da parada cardiopulmonar intra-hospitalar em pacientes críticos com covid-19: estudo multimétodo. 2023. 221 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50025 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A educação interprofissional é uma abordagem colaborativa caracterizada pela capacidade
de provocar mudanças em cenários profissionais e curriculares. Melhorar o conhecimento, a
comunicação e o trabalho em equipe interprofissional merece ênfase e se concentra na gestão de erro
humano e redução de riscos ao ambiente para mitigação de falhas na área da saúde. Objetivos: Avaliar
a efetividade da capacitação interprofissional híbrida (teoria expositiva combinada a treino prático de
habilidades com uso de simulador de média fidelidade) e o impacto no conhecimento sobre parada
cardiopulmonar intra-hospitalar para paciente com COVID-19, no estresse e no julgamento clínico dos
profissionais de saúde. Método: Trata-se de um estudo multimétodo, trifásico, constituído de: estudo
metodológico de validação de material didático,estudo transversal para avaliação do conhecimento sobre
manejo de pacientes em parada cardiopulmonar intra-hospitalar e estudo quase-experimental, não
equivalente com pré-teste e pós-teste de abordagem quantitativa. Para coleta de dados foram utilizados
questionário validado de conhecimento, escala de Estresse no Trabalho e escala de julgamento clínico
(LasaterClinical JudgmentRubric - (LCJR). O estudo foi aprovado no CEP da Universidade de Brasília,
Faculdade de Ciências da Saúde, segundo parecer 5.370.213 e CAAE: 55677721.9.0000.0030 (data da
aprovação: 26 de Abril de 2022). Foi realizado uma análise descritiva e inferencial dos resultados e o
nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: No estudo metodológico, o instrumento de
avaliação de conhecimento mostrou no domínio “Competência Afetiva”, IVC de 100% com p>0,05 em
todos os itens. No domínio “Competência Cognitiva”, o IVC variou de 90% a 100% com p>0,05. No
domínio “Competência Psicomotora”, o IVC variou de 90% a 100% com p>0,05 em todos os itens,
indicando concordância com o item superior ou igual a 80%. No estudo transversal do total de 115
profissionais, 80,9% informaram participação em cursos de suporte básico (SBV) e avançado de vida
(SAV) em cardiologia. O conhecimento tácito e explícito sobre suporte básico de vida (SBV) mostrouse superior quando comparado ao suporte avançado de vida (SAV) (68,8% vs 59,1%), ainda que de
forma global o conhecimento sobre o atendimento de parada cardiopulmonar (SBV e SAV) tenha sido
referido por mais de 59% dos profissionais. No quase experimento, observou-se uma progressiva
melhora do conhecimento do período pré-capacitação híbrida (77,8 [66,7-88,9]) para o pós-capacitação
(88,9 [77,8-100]) em todas as questões avaliadas (valor-p <0,001). Observou-se que a maioria dos
profissionais intensivistas foi categorizada como "Proficiente" na Escala de Julgamento Clínico,
representando 52,9% do total. Em relação ao estresse no trabalho, identificou-se maior nível de
concordância, na questão que se remete a forma como as tarefas são distribuídas no setor de atuação,
quando 63,5% dos profissionais indicaram que se sentem nervosos e apenas 36,5% discordam dessa
afirmação. Conclusão: A validação do instrumento de conhecimento foi realizada com êxito por juízes
especialistas. O conhecimento interprofissional em suporte básico de vida mostrou-se superior ao
suporte avançado de vida em cardiologia, ainda que no contexto geral o conhecimento tanto em SBV
como SAV tenha sido identificado em uma margem satisfatória. O estresse no trabalho foi evidenciado
pelos profissionais principalmente no que se refere à forma de distribuição das tarefas. Estratégias
educativas como capacitação híbrida mostrou-se efetiva na melhoria do conhecimento e no julgamento
clínico sobre manejo do paciente em parada cardiopulmonar em ambiente intensivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação interprofissional para manejo da parada cardiopulmonar intra-hospitalar em pacientes críticos com covid-19 : estudo multimétodo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parada cardiopulmonar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação interprofissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Interprofessional education is a collaborative approach characterized by the ability to
bring about changes in professional and curricular settings. Improving knowledge, communication, and
interprofessional teamwork deserves emphasis and focuses on managing human error and reducing risks
to the environment to mitigate failures in healthcare. Objectives: To evaluate the effectiveness of hybrid
interprofessional training (expository theory combined with practical skills training using a mediumfidelity simulator) and the impact on knowledge about an in-hospital cardiopulmonary arrest for patients
with COVID-19, on stress and clinical judgment of health professionals. Method: This is a multimethod, three-phase study, consisting of: a methodological study of validation of didactic material, a
cross-sectional study to evaluate knowledge about the management of patients with the in-hospital
cardiopulmonary arrest and a quasi-experimental study, not equivalent to a pre-test and post-test with a
quantitative approach. A validated knowledge questionnaire, Stress at Work scale, and clinical judgment
scale (Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR) for data collection were used. The study was approved
by the CEP of the University of Brasilia, Faculty of Health Sciences, according to opinion 5,370 .213
and CAAE: 556777219.0000.0030 (approval date: April 26, 2022). A descriptive and inferential
analysis of the results was performed and results with a p- value < 0.05 were considered significant.
Results: In the methodological study, the evaluation instrument of knowledge showed in the domain
"Affective Competence", the CVI of all items was 100% with p>0.05. In the domain "Cognitive
Competence", the CVI ranged from 90% to 100% with p>0.05. In the domain "Competence
Psychomotor", the CVI ranged from 90% to 100% with p>0.05 in all items indicating agreement with
the item greater than or equal to 80%. In the cross-sectional study of a total of 115 professionals, 80.9%
reported participation in basic support courses (SBV) and advanced life (ALS) in cardiology. Tacit and
explicit knowledge about basic life support (BLS) was superior when compared to advanced life support
(ALS) (68.8% vs. cardiopulmonary arrest (BLS and ALS) was reported by more than 59% of
professionals. In the quasi-experiment, there was a progressive improvement in knowledge from the
hybrid pre-training period (77.8 [66.7-88.9]) to the post-training period (88.9 [77.8-100]) in all the
evaluated questions (p-value<0.001). It was observed that most intensive care professionals were
categorized as "Proficient" on the Clinical Judgment Scale, representing 52.9% of the total. Regarding
stress at work, a higher level of agreement was identified, in the question that refers to the way tasks are
distributed in the sector where they work, when 63.5% of professionals indicated that they feel nervous
and only 36.5% disagreed with that statement. Conclusion: The validation of the knowledge instrument
was successfully performed by expert judges. Interprofessional knowledge in basic life support proved
to be superior to advanced life support in cardiology, although in the general context, knowledge in both
BLS and ALS was identified at a satisfactory margin. Stress at work was evidenced by professionals,
mainly regarding the distribution of tasks. Educational strategies such as hybrid training proved to be
effective in improving knowledge and clinical judgment on the management of patients with
cardiopulmonary arrest in an intensive care setting. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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