Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49825
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LucasDosSantosAlthoff_TESE.pdf50,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Impact of alignment edits on the user experience of 360-degree videos.
Outros títulos: Impactos das edições de alinhamento na experiência de usuário de vídeos 360 graus
Autor(es): Althoff, Lucas dos Santos
Orientador(es): Farias, Mylene Christine Queiroz de
Assunto: Atenção visual
Vídeo - edição
Vídeo - edição automática
Comportamento - análise
Vídeo 360º
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: ALTHOFF, Lucas dos Santos. Impact of Alignment Edits on the User Experience of 360-degree Videos.. 2023. 157 f., il. Tese (Doutorado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa aborda desafios fundamentais na melhoria da experiência dos usuários em vídeos 360◦ , especificamente a predição imprecisa do campo de visão do usuário e a compreensão da narrativa. Em vídeos 360◦ , o conteúdo possui elementos dentro e fora do campo de visão dos usuários. Como consequência, acompanhar a narrativa se torna uma tarefa complexa e dependente da navegação do usuário no conteúdo. Para superar esses desafios, edições de alinhamento ajustam o campo de visão do usuário alinhando-o com uma região de interesse pre-determinada. Essa tese examina como as edições de alinhamento em vídeos 360◦ impactam a Qualidade de Experiência (QoE). Para investigar os efeitos das edições de alinhamento na QoE dos usuários, conduzimos uma série de experimentos aplicando as recomendações mais atuais da União Internacional de Telecomunicação (ITU). A pesquisa em edições de alinhamento ainda é restrita, a única edição investigada detalhadamente funciona com cortes e alinhamento instantâneo. Neste trabalho, nós propomos uma nova edição de alinhamento gradual, chamada Fade-rotation, que replica o comportamento natural de piscar os olhos para reduzir o desconforto causado com a rotação do conteúdo. Testamos essa abordagem sob uma variedade de condições, e avaliamos seu impacto a partir dos dados de movimento de cabeça e das notas de cada vídeo aferidas pelos participantes. Aplicamos as duas principais metodologias para experimentos subjetivos de QoE, coletamos dados de 108 participantes, cobrindo 5 tipos de edições de alinhamento em 12 conteúdos diferentes. Os resultados foram encorajadores, eles confirmaram que o mecanismo proposto (Fade-rotation), com velocidade de rotação abaixo de 20◦/s, atinge um nível de conforto e presença semelhante à edição de alinhamento mais consolidada na literatura (Snap-change). Além disso, todas as edições de alinhamento testadas reduziram a velocidade do movimento de cabeça após a edição, confirmando a utilidade dessas edições para o uso na transmissão de vídeo sob demanda. Finalmente, observamos que o Fade-rotation pode atingir uma redução na velocidade do movimento de cabeça até 8% maior do que a técnica do Snap-change, e uma notável tendência de o Fade-rotation implicar em maiores notas de sensação de presença do que o Snap-change.
Abstract: Experimentos subjetivos fornecem dados para construir soluções adequadas e são essenci-ais para o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas e aplicativos multimídia. Partic-ularmente importante, a avaliação subjetiva da qualidade visual auxilia pesquisadores aoestabelecerem referências as soluções de compressão e transmissão de sinais. No entanto,o nível de confiabilidade de tais experimentos pode variar dependendo do tipo de mídia.Esta dissertação examina os fatores de qualidade para um formato específico utilizadosem mídias imersivas, os vídeos 360◦. Em comparação aos vídeos convencionais, ao assistirvídeos 360◦o usuário possui maior controle do conteúdo. Assim, a qualidade sad visualconvencional não é suficiente para descrever o estímulo, que por sua vez se estende aoconceito de qualidade da experiência (QoE). A otimização do QoE enfrenta dois grandesobstáculos: previsão imprecisa da janela de visualização e espectadores perdendo o enredode uma história. As edições de alinhamento surgiram como um mecanismo promissor paraevitar os dois problemas ao mesmo tempo. Essas “edições de redirecionamento” agem noconteúdo em tempo real, alinhando a janela de visualização do usuário com uma regiãode interesse no conteúdo do vídeo. Nesta dissertação, investigamos os efeitos das ediçõesde alinhamento na QoE do usuário realizando dois experimentos subjetivos, onde intro-duzimos edições de alinhamento gradual nos vídeos, inspiradas em uma técnica de jogo deRV. Os resultados confirmaram que o alinhamento gradual proposto atinge um nível deconforto e presença semelhante ao das edições instantâneas. Além disso, todas as ediçõesde alinhamento testadas reduziram a velocidade do cabeçote após a edição, confirmandoa utilidade dessas edições para streaming de vídeo sob demanda. Além disso, observamosque as edições graduais propostas podem atingir uma redução na velocidade do cabeçotede 8% maior em comparação com as técnicas de alinhamento instantâneo
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Informática
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.