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LucasDosSantosAlthoff_TESE.pdf50,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Mylene Christine Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorAlthoff, Lucas dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T21:09:18Z-
dc.date.available2024-08-13T21:09:18Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.citationALTHOFF, Lucas dos Santos. Impact of Alignment Edits on the User Experience of 360-degree Videos.. 2023. 157 f., il. Tese (Doutorado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49825-
dc.descriptionTese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda desafios fundamentais na melhoria da experiência dos usuários em vídeos 360◦ , especificamente a predição imprecisa do campo de visão do usuário e a compreensão da narrativa. Em vídeos 360◦ , o conteúdo possui elementos dentro e fora do campo de visão dos usuários. Como consequência, acompanhar a narrativa se torna uma tarefa complexa e dependente da navegação do usuário no conteúdo. Para superar esses desafios, edições de alinhamento ajustam o campo de visão do usuário alinhando-o com uma região de interesse pre-determinada. Essa tese examina como as edições de alinhamento em vídeos 360◦ impactam a Qualidade de Experiência (QoE). Para investigar os efeitos das edições de alinhamento na QoE dos usuários, conduzimos uma série de experimentos aplicando as recomendações mais atuais da União Internacional de Telecomunicação (ITU). A pesquisa em edições de alinhamento ainda é restrita, a única edição investigada detalhadamente funciona com cortes e alinhamento instantâneo. Neste trabalho, nós propomos uma nova edição de alinhamento gradual, chamada Fade-rotation, que replica o comportamento natural de piscar os olhos para reduzir o desconforto causado com a rotação do conteúdo. Testamos essa abordagem sob uma variedade de condições, e avaliamos seu impacto a partir dos dados de movimento de cabeça e das notas de cada vídeo aferidas pelos participantes. Aplicamos as duas principais metodologias para experimentos subjetivos de QoE, coletamos dados de 108 participantes, cobrindo 5 tipos de edições de alinhamento em 12 conteúdos diferentes. Os resultados foram encorajadores, eles confirmaram que o mecanismo proposto (Fade-rotation), com velocidade de rotação abaixo de 20◦/s, atinge um nível de conforto e presença semelhante à edição de alinhamento mais consolidada na literatura (Snap-change). Além disso, todas as edições de alinhamento testadas reduziram a velocidade do movimento de cabeça após a edição, confirmando a utilidade dessas edições para o uso na transmissão de vídeo sob demanda. Finalmente, observamos que o Fade-rotation pode atingir uma redução na velocidade do movimento de cabeça até 8% maior do que a técnica do Snap-change, e uma notável tendência de o Fade-rotation implicar em maiores notas de sensação de presença do que o Snap-change.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpact of alignment edits on the user experience of 360-degree videos.pt_BR
dc.title.alternativeImpactos das edições de alinhamento na experiência de usuário de vídeos 360 grauspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAtenção visualpt_BR
dc.subject.keywordVídeo - ediçãopt_BR
dc.subject.keywordVídeo - edição automáticapt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análisept_BR
dc.subject.keywordVídeo 360ºpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Experimentos subjetivos fornecem dados para construir soluções adequadas e são essenci-ais para o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas e aplicativos multimídia. Partic-ularmente importante, a avaliação subjetiva da qualidade visual auxilia pesquisadores aoestabelecerem referências as soluções de compressão e transmissão de sinais. No entanto,o nível de confiabilidade de tais experimentos pode variar dependendo do tipo de mídia.Esta dissertação examina os fatores de qualidade para um formato específico utilizadosem mídias imersivas, os vídeos 360◦. Em comparação aos vídeos convencionais, ao assistirvídeos 360◦o usuário possui maior controle do conteúdo. Assim, a qualidade sad visualconvencional não é suficiente para descrever o estímulo, que por sua vez se estende aoconceito de qualidade da experiência (QoE). A otimização do QoE enfrenta dois grandesobstáculos: previsão imprecisa da janela de visualização e espectadores perdendo o enredode uma história. As edições de alinhamento surgiram como um mecanismo promissor paraevitar os dois problemas ao mesmo tempo. Essas “edições de redirecionamento” agem noconteúdo em tempo real, alinhando a janela de visualização do usuário com uma regiãode interesse no conteúdo do vídeo. Nesta dissertação, investigamos os efeitos das ediçõesde alinhamento na QoE do usuário realizando dois experimentos subjetivos, onde intro-duzimos edições de alinhamento gradual nos vídeos, inspiradas em uma técnica de jogo deRV. Os resultados confirmaram que o alinhamento gradual proposto atinge um nível deconforto e presença semelhante ao das edições instantâneas. Além disso, todas as ediçõesde alinhamento testadas reduziram a velocidade do cabeçote após a edição, confirmandoa utilidade dessas edições para streaming de vídeo sob demanda. Além disso, observamosque as edições graduais propostas podem atingir uma redução na velocidade do cabeçotede 8% maior em comparação com as técnicas de alinhamento instantâneopt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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