Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49766
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuizHenriqueDaSilvaMarciano_DISSERT.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Governo eletrônico e teletrabalho : o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma autarquia distrital em tempos de pandemia
Autor(es): Marciano, Luiz Henrique da Silva
Orientador(es): Miranda, Luciana de Oliveira
Assunto: Teletrabalho
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Governo eletrônico
Distrito Federal (DF)
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: MARCIANO, Luiz Henrique da Silva. Governo eletrônico e teletrabalho: o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma autarquia distrital em tempos de pandemia. 2023. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a adoção do teletrabalho compulsório no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) na perspectiva do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas do governo eletrônico (e-Gov). Para tanto, foram delimitados como objetivos específicos: descrever o contexto da adoção do teletrabalho compulsório no Detran/DF em razão da pandemia; relatar a percepção dos servidores do autarquia em relação ao teletrabalho compulsório; identificar as características relacionadas ao uso das TICs na prática do teletrabalho compulsório em razão da pandemia de Covid-19 e descrever os pressupostos, as características e funcionalidades do Sistema Eletrônico de informações (SEI) e os fatores relacionados a seu uso durante a realização do teletrabalho na percepção de seus servidores. Para alcance dos objetivos foi realizada pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva a partir de um estudo de caso, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, mesmo com a impossibilidade de realização de um planejamento para o estabelecimento de critérios para a adoção do teletrabalho em razão da pandemia repentina, houve manutenção das atividades essenciais da autarquia, possibilitando a entrega dos serviços públicos por meio da intensificação do uso das TICs, destacando-se o comprometimentos dos servidores e gestores no enfrentamento dos desafios apresentados e a importância do SEI como ferramenta com o uso consolidado entre os servidores, garantindo a manutenção da gestão processual e validando, em parte, as expectativas em relação aos objetivos estabelecidos pela administração pública por meio das estratégias de governo eletrônico em relação ao sistema.
Abstract: The present research aims to analyze the adoption of compulsory telework in the Department of Transit of the Federal District (Detran/DF) from the perspective of using Information and Communication Technologies (ICTs) as tools of electronic government (e-Gov). To achieve this, the following specific objectives were defined: To describe the context of the adoption of compulsory telework in Detran/DF due to the pandemic; to report the perception of the autarchy's employees regarding compulsory telework; to identify the characteristics related to the use of ICTs in the practice of compulsory telework due to the Covid-19 pandemic, and to describe the assumptions, characteristics, and functionalities of the Sistema Eletrônico de Informações [Electronic Information System] (SEI) and the factors related to its use during telework as perceived by its employees. To achieve these objectives, a qualitative exploratory and descriptive research was conducted based on a case study, using documentary research techniques and semi-structured interviews, which were examined through content analysis. The results demonstrate that, even with the impossibility of establishing criteria for the adoption of telework due to the sudden pandemic, the essential activities of the autarchy were maintained, enabling the delivery of public services through the intensified use of ICTs. The commitment of employees and managers in facing the challenges presented, as well as the importance of SEI as a tool with consolidated use among employees, stand out, ensuring the maintenance of procedural management and partially validating the expectations regarding the objectives established by the public administration through e-government strategies in relation to the system.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.