Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Marciano, Luiz Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T19:39:29Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T19:39:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | MARCIANO, Luiz Henrique da Silva. Governo eletrônico e teletrabalho: o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma autarquia distrital em tempos de pandemia. 2023. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49766 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a adoção do teletrabalho compulsório
no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) na perspectiva do uso
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas do governo
eletrônico (e-Gov). Para tanto, foram delimitados como objetivos específicos:
descrever o contexto da adoção do teletrabalho compulsório no Detran/DF em razão
da pandemia; relatar a percepção dos servidores do autarquia em relação ao
teletrabalho compulsório; identificar as características relacionadas ao uso das TICs
na prática do teletrabalho compulsório em razão da pandemia de Covid-19 e
descrever os pressupostos, as características e funcionalidades do Sistema Eletrônico
de informações (SEI) e os fatores relacionados a seu uso durante a realização do
teletrabalho na percepção de seus servidores. Para alcance dos objetivos foi realizada
pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva a partir de um estudo de
caso, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental e de entrevistas
semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os
resultados demonstram que, mesmo com a impossibilidade de realização de um
planejamento para o estabelecimento de critérios para a adoção do teletrabalho em
razão da pandemia repentina, houve manutenção das atividades essenciais da
autarquia, possibilitando a entrega dos serviços públicos por meio da intensificação
do uso das TICs, destacando-se o comprometimentos dos servidores e gestores no
enfrentamento dos desafios apresentados e a importância do SEI como ferramenta
com o uso consolidado entre os servidores, garantindo a manutenção da gestão
processual e validando, em parte, as expectativas em relação aos objetivos
estabelecidos pela administração pública por meio das estratégias de governo
eletrônico em relação ao sistema. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Governo eletrônico e teletrabalho : o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma autarquia distrital em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Eletrônico de Informações (SEI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governo eletrônico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to analyze the adoption of compulsory telework in the
Department of Transit of the Federal District (Detran/DF) from the perspective of using
Information and Communication Technologies (ICTs) as tools of electronic government
(e-Gov). To achieve this, the following specific objectives were defined: To describe
the context of the adoption of compulsory telework in Detran/DF due to the pandemic;
to report the perception of the autarchy's employees regarding compulsory telework;
to identify the characteristics related to the use of ICTs in the practice of compulsory
telework due to the Covid-19 pandemic, and to describe the assumptions,
characteristics, and functionalities of the Sistema Eletrônico de Informações
[Electronic Information System] (SEI) and the factors related to its use during telework
as perceived by its employees. To achieve these objectives, a qualitative exploratory
and descriptive research was conducted based on a case study, using documentary
research techniques and semi-structured interviews, which were examined through
content analysis. The results demonstrate that, even with the impossibility of
establishing criteria for the adoption of telework due to the sudden pandemic, the
essential activities of the autarchy were maintained, enabling the delivery of public
services through the intensified use of ICTs. The commitment of employees and
managers in facing the challenges presented, as well as the importance of SEI as a
tool with consolidated use among employees, stand out, ensuring the maintenance of
procedural management and partially validating the expectations regarding the
objectives established by the public administration through e-government strategies in
relation to the system. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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