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2023_LuizHenriqueDaSilvaMarciano_DISSERT.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMiranda, Luciana de Oliveira-
dc.contributor.authorMarciano, Luiz Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:39:29Z-
dc.date.available2024-08-12T19:39:29Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.date.submitted2023-06-30-
dc.identifier.citationMARCIANO, Luiz Henrique da Silva. Governo eletrônico e teletrabalho: o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma autarquia distrital em tempos de pandemia. 2023. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49766-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a adoção do teletrabalho compulsório no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) na perspectiva do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas do governo eletrônico (e-Gov). Para tanto, foram delimitados como objetivos específicos: descrever o contexto da adoção do teletrabalho compulsório no Detran/DF em razão da pandemia; relatar a percepção dos servidores do autarquia em relação ao teletrabalho compulsório; identificar as características relacionadas ao uso das TICs na prática do teletrabalho compulsório em razão da pandemia de Covid-19 e descrever os pressupostos, as características e funcionalidades do Sistema Eletrônico de informações (SEI) e os fatores relacionados a seu uso durante a realização do teletrabalho na percepção de seus servidores. Para alcance dos objetivos foi realizada pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva a partir de um estudo de caso, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, mesmo com a impossibilidade de realização de um planejamento para o estabelecimento de critérios para a adoção do teletrabalho em razão da pandemia repentina, houve manutenção das atividades essenciais da autarquia, possibilitando a entrega dos serviços públicos por meio da intensificação do uso das TICs, destacando-se o comprometimentos dos servidores e gestores no enfrentamento dos desafios apresentados e a importância do SEI como ferramenta com o uso consolidado entre os servidores, garantindo a manutenção da gestão processual e validando, em parte, as expectativas em relação aos objetivos estabelecidos pela administração pública por meio das estratégias de governo eletrônico em relação ao sistema.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGoverno eletrônico e teletrabalho : o uso de tecnologias da informação e comunicação em uma autarquia distrital em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.subject.keywordSistema Eletrônico de Informações (SEI)pt_BR
dc.subject.keywordGoverno eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aims to analyze the adoption of compulsory telework in the Department of Transit of the Federal District (Detran/DF) from the perspective of using Information and Communication Technologies (ICTs) as tools of electronic government (e-Gov). To achieve this, the following specific objectives were defined: To describe the context of the adoption of compulsory telework in Detran/DF due to the pandemic; to report the perception of the autarchy's employees regarding compulsory telework; to identify the characteristics related to the use of ICTs in the practice of compulsory telework due to the Covid-19 pandemic, and to describe the assumptions, characteristics, and functionalities of the Sistema Eletrônico de Informações [Electronic Information System] (SEI) and the factors related to its use during telework as perceived by its employees. To achieve these objectives, a qualitative exploratory and descriptive research was conducted based on a case study, using documentary research techniques and semi-structured interviews, which were examined through content analysis. The results demonstrate that, even with the impossibility of establishing criteria for the adoption of telework due to the sudden pandemic, the essential activities of the autarchy were maintained, enabling the delivery of public services through the intensified use of ICTs. The commitment of employees and managers in facing the challenges presented, as well as the importance of SEI as a tool with consolidated use among employees, stand out, ensuring the maintenance of procedural management and partially validating the expectations regarding the objectives established by the public administration through e-government strategies in relation to the system.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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