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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49744
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Title: Tempo e causalidade na instanciação do macrogênero “capítulo do livro didático de História” acerca do processo de redemocratização brasileira
Authors: Oliveira, Kelly Cristina Nunes de
Orientador(es):: Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto:: Linguística-Sistêmico Funcional
Livros didáticos
História
Gêneros textuais
Issue Date: 12-Aug-2024
Citation: OLIVEIRA, Kelly Cristina Nunes de. Tempo e causalidade na instanciação do macrogênero “capítulo do livro didático de História” acerca do processo de redemocratização brasileira. 2024. 560 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: O discurso histórico, nesta tese, assenta-se na compreensão de que a transmissão de conhecimento acerca do passado transcende o espaço familiar e a cultura popular, estabelecendo-se em espaços institucionais como a escola. Nesse contexto, o ensino da História se realiza por meio de discursos públicos, legitimados socialmente, caracterizando uma síntese de orientações sobre a relevância e as motivações promotoras de seleção de eventos históricos, que constituem o currículo escolar e devem estar representados ou recontextualizados no livro didático. A presente tese tem como objetivo central analisar discursiva e genologicamente a articulação de tempo e causalidade no macrogênero “capítulo de livro didático” de História, relativo ao recorte temporal de redemocratização no Brasil, em livros didáticos do 3º ano do Ensino Médio, os quais compuseram o PNLD 2018, triênio 2018-2020. Seu escopo teórico baseia-se no entrelaçamento de estudos derivados da Linguística SistêmicoFuncional (Halliday, 1985; Halliday; Matthiessen, 2004; 2014) e outros aportes teóricos da denominada Pedagogia de Gêneros, proposta pela Escola de Sydney (Christie; Deriwanka, 2010; Coffin, 2006; Martin, 1992, 1999, 2002a, 2002b, 2004; Martin; Rose, 2007, 2008; Rose; Martin, 2012, 2018;) que ancoram a concepção analítica para categorias léxico-gramaticais selecionadas. Orientada por essa abordagem teórica e outras concepções relacionadas ao livro didático de História, a denominada macroanálise, associada a um objetivo secundário, contemplou a análise do macrogênero “capítulo do livro didático de História”, a fim de compreender como a estrutura desses manuais, conformada às diretrizes do PNLD, contemplava o saber historiográfico. Em relação à microanálise, focou-se na exploração de recursos léxicogramaticais associados à composição de temporalidade e causalidade nos gêneros da História. A análise realizada propiciou a constatação de que o macrogênero “capítulo do livro didático” é composto, majoritariamente, em uma estrutura univariada, em que os gêneros elementares formam uma sequência linear para exploração do conhecimento histórico, por meio de relatos históricos explicativos, seguidos por relatos históricos, exposições e relatórios descritivos; sua instanciação se associou à descrição de entes, à sequência de atividades ou manifestação de opiniões. Em relação aos elementos léxico-gramaticais, as estruturas de causalidade predominaram em complexos oracionais formador por hipotaxe; as noções temporais são principalmente apresentadas em posição temática por meio de Circunstâncias. De modo geral, os elementos linguísticos associam-se aos gêneros textuais instanciados, contudo a complexidade de sua estruturação demanda articulação pedagógica entre atores envolvidos e desvelamento de estratégias semióticas relativas ao papel da linguagem na construção do discurso histórico didatizado em contexto escolar, para efetivação do letramento histórico.
Abstract: In this thesis, the historical discourse is based on the understanding that the transmission of knowledge about the past transcends the family and popular culture, establishing itself in institutional spaces such as schools. In this context, the teaching of history takes place through public, socially legitimized discourses, characterizing a synthesis of guidelines on the relevance and motivations behind the selection of historical events, which make up the school curriculum and must be represented or recontextualized in the textbook. The central aim of this thesis is to discursively and genologically analyse the articulation of time and causality in the History "textbook chapter" macrogenre, relating to the time frame of redemocratization in Brazil, in 3rd year high school textbooks, which were part of the 2018 PNLD, 2018-2020 triennium. Its theoretical scope is based on the interweaving of studies derived from SystemicFunctional Linguistics (Halliday, 1985; Halliday; Matthiessen, 2004; 2014) and other theoretical contributions from the so-called Genre Pedagogy, proposed by the Sydney School (Christie; Deriwanka, 2010; Coffin, 2006; Martin, 1992, 1999, 2002a, 2002b, 2004; Martin; Rose, 2007, 2008; Rose; Martin, 2012, 2018; which anchor the analytical conception for selected lexico-grammatical categories. Guided by this theoretical approach and other conceptions related to the history textbook, the so-called macroanalysis, associated with a secondary objective, contemplated the analysis of the "history textbook chapter" macrogenre, in order to understand how the structure of these textbooks, conformed to the PNLD guidelines, contemplated historiographical knowledge. The microanalysis focused on the exploration of lexical-grammatical resources associated with the composition of temporality and causality in history genres. The analysis carried out revealed that the "textbook chapter" macrogenre is mostly composed of a univariate structure, in which the elementary genres form a linear sequence for exploring historical knowledge, through explanatory historical accounts, followed by historical recounts, expositions and descriptive reports; their instantiation is associated with the description of entities, the sequence of activities or the expression of opinions. With regard to lexico-grammatical elements, causal structures predominated in orational complexes formed by hypotaxis; temporal notions are mainly presented in thematic position by means of Circumstances. In general, the linguistic elements are associated with the textual genres used, but the complexity of their structure requires pedagogical articulation between the actors involved and the unveiling of semiotic strategies relating to the role of language in the construction of the historical discourse taught in the school context, in order to make historical literacy a reality.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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