DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Kelly Cristina Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T11:54:27Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T11:54:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Kelly Cristina Nunes de. Tempo e causalidade na instanciação do macrogênero “capítulo do livro didático de História” acerca do processo de redemocratização brasileira. 2024. 560 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49744 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O discurso histórico, nesta tese, assenta-se na compreensão de que a transmissão
de conhecimento acerca do passado transcende o espaço familiar e a cultura popular,
estabelecendo-se em espaços institucionais como a escola. Nesse contexto, o ensino
da História se realiza por meio de discursos públicos, legitimados socialmente,
caracterizando uma síntese de orientações sobre a relevância e as motivações
promotoras de seleção de eventos históricos, que constituem o currículo escolar e
devem estar representados ou recontextualizados no livro didático. A presente tese
tem como objetivo central analisar discursiva e genologicamente a articulação de
tempo e causalidade no macrogênero “capítulo de livro didático” de História, relativo
ao recorte temporal de redemocratização no Brasil, em livros didáticos do 3º ano do
Ensino Médio, os quais compuseram o PNLD 2018, triênio 2018-2020. Seu escopo
teórico baseia-se no entrelaçamento de estudos derivados da Linguística SistêmicoFuncional (Halliday, 1985; Halliday; Matthiessen, 2004; 2014) e outros aportes
teóricos da denominada Pedagogia de Gêneros, proposta pela Escola de Sydney
(Christie; Deriwanka, 2010; Coffin, 2006; Martin, 1992, 1999, 2002a, 2002b, 2004;
Martin; Rose, 2007, 2008; Rose; Martin, 2012, 2018;) que ancoram a concepção
analítica para categorias léxico-gramaticais selecionadas. Orientada por essa
abordagem teórica e outras concepções relacionadas ao livro didático de História, a
denominada macroanálise, associada a um objetivo secundário, contemplou a análise
do macrogênero “capítulo do livro didático de História”, a fim de compreender como a
estrutura desses manuais, conformada às diretrizes do PNLD, contemplava o saber
historiográfico. Em relação à microanálise, focou-se na exploração de recursos léxicogramaticais associados à composição de temporalidade e causalidade nos gêneros
da História. A análise realizada propiciou a constatação de que o macrogênero
“capítulo do livro didático” é composto, majoritariamente, em uma estrutura univariada,
em que os gêneros elementares formam uma sequência linear para exploração do
conhecimento histórico, por meio de relatos históricos explicativos, seguidos por
relatos históricos, exposições e relatórios descritivos; sua instanciação se associou à
descrição de entes, à sequência de atividades ou manifestação de opiniões. Em
relação aos elementos léxico-gramaticais, as estruturas de causalidade
predominaram em complexos oracionais formador por hipotaxe; as noções temporais
são principalmente apresentadas em posição temática por meio de Circunstâncias. De modo geral, os elementos linguísticos associam-se aos gêneros textuais
instanciados, contudo a complexidade de sua estruturação demanda articulação
pedagógica entre atores envolvidos e desvelamento de estratégias semióticas
relativas ao papel da linguagem na construção do discurso histórico didatizado em
contexto escolar, para efetivação do letramento histórico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tempo e causalidade na instanciação do macrogênero “capítulo do livro didático de História” acerca do processo de redemocratização brasileira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística-Sistêmico Funcional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this thesis, the historical discourse is based on the understanding that the
transmission of knowledge about the past transcends the family and popular culture,
establishing itself in institutional spaces such as schools. In this context, the teaching
of history takes place through public, socially legitimized discourses, characterizing a
synthesis of guidelines on the relevance and motivations behind the selection of
historical events, which make up the school curriculum and must be represented or
recontextualized in the textbook. The central aim of this thesis is to discursively and
genologically analyse the articulation of time and causality in the History "textbook
chapter" macrogenre, relating to the time frame of redemocratization in Brazil, in 3rd
year high school textbooks, which were part of the 2018 PNLD, 2018-2020 triennium.
Its theoretical scope is based on the interweaving of studies derived from SystemicFunctional Linguistics (Halliday, 1985; Halliday; Matthiessen, 2004; 2014) and other
theoretical contributions from the so-called Genre Pedagogy, proposed by the Sydney
School (Christie; Deriwanka, 2010; Coffin, 2006; Martin, 1992, 1999, 2002a, 2002b,
2004; Martin; Rose, 2007, 2008; Rose; Martin, 2012, 2018; which anchor the analytical
conception for selected lexico-grammatical categories. Guided by this theoretical
approach and other conceptions related to the history textbook, the so-called
macroanalysis, associated with a secondary objective, contemplated the analysis of
the "history textbook chapter" macrogenre, in order to understand how the structure of
these textbooks, conformed to the PNLD guidelines, contemplated historiographical
knowledge. The microanalysis focused on the exploration of lexical-grammatical
resources associated with the composition of temporality and causality in history
genres. The analysis carried out revealed that the "textbook chapter" macrogenre is
mostly composed of a univariate structure, in which the elementary genres form a
linear sequence for exploring historical knowledge, through explanatory historical
accounts, followed by historical recounts, expositions and descriptive reports; their
instantiation is associated with the description of entities, the sequence of activities or
the expression of opinions. With regard to lexico-grammatical elements, causal
structures predominated in orational complexes formed by hypotaxis; temporal notions
are mainly presented in thematic position by means of Circumstances. In general, the
linguistic elements are associated with the textual genres used, but the complexity of
their structure requires pedagogical articulation between the actors involved and the unveiling of semiotic strategies relating to the role of language in the construction of
the historical discourse taught in the school context, in order to make historical literacy
a reality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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