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Título: Metodologia e políticas públicas para implementação de infraestrutura escolar em comunidades indígenas : observando os aspectos de sustentabilidade do ambiente construído
Autor(es): Eye, Rudybert Barros Von
Orientador(es): Buzar, Márcio Augusto Roma
Assunto: Infraestrutura escolar
Arquitetura escolar
Edificações de ensino
Povos indígenas - educação
Data de publicação: 9-Ago-2024
Referência: EYE, Rudybert Barros von. Metodologia e políticas públicas para implementação de infraestrutura escolar em comunidades indígenas. Observando os aspectos de sustentabilidade do ambiente construído. 2023. 392 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a infraestrutura escolar em comunidades indígenas, e seu recorte geográfico se concentra na região do Território Etnoeducacional do Rio Negro – TEE-RN. O Censo Escolar de 2021 indica a existência, no Brasil, de 3.417 escolas indígenas. Destas, 1.109 (32,46%) funcionam em galpões e assemelhados (ranchos, barracões etc.), locais precários que não oferecem condições adequadas para o aprendizado. No TEE-RN, constituído pelos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, no estado do Amazonas, localizam-se 159 unidades destas instalações inadequadas. (MEC/INEP, 2021). Este trabalho realiza o estudo da infraestrutura educacional existente e demandada, por meio de levantamento de dados in situ, abordando de maneira crítica os desafios metodológicos e conceituais da elaboração de projetos para a construção de infraestrutura escolar nas comunidades. A discussão iniciou-se com a revisão teórica e conceitual da produção técnico-científica relacionada ao tema da infraestrutura educacional indígena, de modo a gerar contribuição ao conhecimento sobre o tema. A metodologia utilizou ferramentas qualiquantitativas para o levantamento de dados relacionados às características étnicas, sociais, ambientais e educacionais das comunidades e de projetos elaborados anteriormente para a região. A análise desses dados resultou na identificação de lacunas que, se superadas, poderiam possibilitar melhorias na concepção de projetos voltados às comunidades indígenas. O trabalho teve como resultado a consolidação de um arcabouço metodológico, onde se busca estabelecer aspectos relevantes para o desenvolvimento dos projetos para aplicação em Territórios Etnoeducacionais, considerando os aspectos técnicos (de arquitetura e de engenharia), tendo como base os temas sociais, étnicos e ambientais.
Abstract: The topic of this research is school infrastructure in indigenous communities, with a focus on the region of the Ethnoeducational Territory of Rio Negro - TEE-RN. The 2021 School Census indicates the existence of 3,417 indigenous schools in Brazil. Of these, 1,109 (32.46%) operate in sheds or similar structures (shacks, cabins, etc.), places that do not offer adequate conditions for learning. One hundred and fifty-nine (159) units of these precarious facilities are located within the TEE-RN, which comprises the municipalities of São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro and Barcelos, in the state of Amazonas (MEC/INEP, 2021). The implementation of school infrastructure in the TEE-RN region is hindered by the difficulties of access and the precariousness of data collection about communities’ needs. This research studies existing and demanded educational infrastructure, by means of in situ data collection, and by critically approaching the methodological and conceptual challenges for the development of projects for construction of school infrastructure in these communities. This work’s discussion began with a theoretical and conceptual review of the technicalscientific production related to the topic of indigenous educational infrastructure, in order to contribute to knowledge on the topic. The methodology used qualitative and quantitative tools to collect data related to the ethnic, social, environmental and educational characteristics of the communities and of previous projects for the area. The analysis of data collected allowed the identification of gaps, which, if surpassed, could contribute to better project design for indigenous communities. This study resulted in the development of a methodological framework, that aims to establish relevant aspects for project design in Ethnoeducational Territories, considering technical solution (architectural and civil), based on social, ethnic and environmental aspects.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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