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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorYamashita, Yaekopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Emília Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T18:37:50Z-
dc.date.available2024-08-09T18:37:50Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.date.submitted2023-04-14-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Emília Monteiro. Um novo desenho de um sistema integrado de operação do transporte público por ônibus para cidades de médio e grande porte. 2023. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49724-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo a proposta de um novo desenho de um sistema integrado de operação do transporte público por ônibus para cidades de médio e grande porte, a partir da captura do valor gerado na cadeia de operação do sistema, a fim buscar a sustentabilidade econômica da empresa/concessionária e do seu sistema de operação por meio de uma estratégia de diversificação das fontes de receita pela exploração de negócio da cadeia. Adotando o conceito de economia de aglomeração para aumentar a qualidade e o lucro da operação a partir da integração geográfica e institucional, definiu-se em função da cadeia de valor da operação e que no novo desenho o Órgão Gestor contrataria, por meio de uma licitação (cujas especificações não serão definidas na pesquisa), uma Empresa de Sistema Integrado de Transporte responsável pelos 4 grandes centros de serviços a seguir: (i) Centro de Deslocamento de Passageiros; (ii) Centro de Serviços de Suporte à Operação; (iii) Centro de Circuito Integrado; e (iv) Centro de Integração de Passageiros. A aplicação do teste de MVP para validação do desenho indicou que, apesar das ressalvas apontadas, ao analisar a média, os entrevistados adotariam o novo desenho e acreditam que a qualidade o lucro da operação aumentaria. Em relação as áreas de prestação de serviços, todos concordam o Transporte de Passageiros e com o Centro de Circuito Integrado. As respostas variaram um pouco mais nos casos do Centro de Serviços e do Centro de Integração, mas, mesmo assim, em média, os entrevistados concordam com suas existências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm novo desenho de um sistema integrado de operação do transporte público por ônibus para cidades de médio e grande portept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordTransporte público - financiamentopt_BR
dc.subject.keywordÔnibuspt_BR
dc.subject.keywordCadeia de valorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research aims to propose a new design for an integrated public transport operation system by bus for medium and large cities, based on capturing the value generated in the system's operation chain, in order to seek economic sustainability of the company and its operating system through a strategy of diversifying revenue sources by exploring the chain's business. By adopting, the concept of agglomeration economy to increase the quality and profit of the operation based on geographic and institutional integration, the new design was defined according to the value chain analysis of the operation. In the new design the Government Agency would contract, through a bidding process ( whose specifications will not be defined in the survey), an Integrated Transport System Company responsible for the following 4 major service centers: (i) Passenger Transfer Center; (ii) Operation Support Service Center; (iii) Integrated Circuit Center; and (iv) Passenger Integration Center. The application of the MVP test to validate the design indicated that, despite the reservations mentioned, when analyzing the average, the interviewees would adopt the new design and believe that the quality and profit of the operation would increase. Regarding the areas of service provision, everyone agrees with Passenger Transport and with the Integrated Circuit Center. The answers varied a little more in the cases of the Service Center and the Integration Center, but even so, on average, the interviewees agree with their existence.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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