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Título : Sala de aula invertida nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores : lições aprendidas no exercício de novos métodos de ensino
Autor : Oka, Gabriel Elias Parente Barreto
Orientador(es):: Blumenschein, Raquel Naves
Assunto:: Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Arquitetura - estudo e ensino
Ensino superior
Fecha de publicación : 31-jul-2024
Citación : OKA, Gabriel Elias Parente Barreto. Sala de aula invertida nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores: lições aprendidas no exercício de novos métodos de ensino. 2023. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : A metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) é um tema de interesse tanto de professores quanto de instituições de ensino que buscam utilizar tecnologias nas aulas. A Sala de Aula Invertida consiste na inversão da organização convencional da educação, buscando a otimização de tempo e do uso do espaço físico da sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar melhorias na aprendizagem de alunos de Arquitetura e Design de Interiores a partir da implementação da Sala de Aula Invertida. A pesquisa consistiu no desenvolvimento, aplicação e avaliação da metodologia de ensino em turmas de 1º a 4º semestre de um curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de tecnólogo em Design de Interiores. As disciplinas em análise são as de Desenho Arquitetônico, Modelagem Gráfica Digital e Representação Gráfica Digital, no curso de Arquitetura, Informática Aplicada e Desenho Técnico no curso de Design de Interiores. As análises dos resultados consistiram no desenvolvimento e uso de checklist de implementação da Sala de Aula Invertida, aplicação de Scorecard avaliativo da Sala de Aula Invertida e observação das respostas de questionários de percepção realizados pelos alunos ao final de cada semestre, no qual eles puderam avaliar a metodologia implementada. Através da análise de resultados obtidos pelas ferramentas supracitadas, foi constatado que a implementação da Sala de Aula Invertida foi positiva e trouxe resultados animadores para utilizações futuras, ainda que seja possível identificar caminhos para aprimorar a implementação da metodologia nas disciplinas em questão. Com os resultados dos questionários, identificaram-se alguns dos principais desafios da Sala de Aula Invertida, bem como as suas principais virtudes. Dessa forma, foi possível visualizar alguns dos principais pontos que reforçam a necessidade de inovações na construção da experiência de aprendizagem e, ao mesmo tempo, pôde-se identificar lacunas na implementação da metodologia que irá auxiliar nas sugestões para futuras aplicações.
Abstract: The Flipped Classroom methodology is a topic of interest to both teachers and educational institutions that seek to use Technologies in clases. The Flipped Classroom consists of inverting the conventional organization of education, seeking to optimize time and the use of the classroom’s physical space. The objective of this work is to identify improvements in the learning of Architecture and Interior Design students through the implementation of the Flipped Classroom. The research consissted of the development, application and evaluation of the teaching methodology in classes from the 1st to the 4th semester of a undergraduate course in Architecture and Urbanism and a technologist in Iterior Design. The subjects uder analysis are Architectural Drawing, Digital Graphic Modeling and Digital Graphic Representation, in the Architecture course, Applied IT and Technical Drawing in the Interior Design course. The analysis of the results consisted of the development and use of a checklist for implementing the Flipped Classroom, application of na evaluative Scorecard for the Flipped Classroom and observation of the resposes to perception questionnaires carried out by students at the endo f each semester, in wich they were able to evaluate the methodology implemented. Through the analysis of results obtained by the aforementioned tools, it was found that the implemention of the Flipped Classroom was positive and brought encouraging results for future uses, altough it is possible to identify ways to improve the implementation of the methodology in the subjects in question. With the results of the questionnaires, some of the main challenges of the Flipped Classroom were identified, as well as its main virtues. In this way, it was possible to visualize some of the main points that reinforce the need for innovations in the learning experience and, at the same time, it was possible to identify gaps in the implementation of the methodology that will assist in suggestions for future applications.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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