Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49327
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_FlaviaCostaESilva_DISSERT.pdf2,46 MBAdobe PDFView/Open
Title: Raízes culturais, rumos educacionais: um olhar quilombola sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Goiás
Authors: Silva, Flávia Costa e
Orientador(es):: Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto:: Diretrizes curriculares
Quilombolas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ)
Comunidades quilombolas
Quilombos - educação
Issue Date: 30-Jul-2024
Citation: SILVA, Flávia Costa e. Raízes culturais, rumos educacionais: um olhar quilombola sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Goiás. 2023. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: A pesquisa tem como foco a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) em escolas quilombolas e que atendem estudantes quilombolas fora do seu território. Para tanto, define como objetivo geral analisar a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação escolar Quilombola nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do estado de Goiás. Quanto aos objetivos específicos, este estudo buscou: I - Identificar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola são abordadas nas pesquisas que investigaram a educação escolar quilombola no período de 2012 a 2021. II - Mapear os planos e programas desenvolvidos pela rede estadual de educação de Goiás e pelos municípios de Cidade Ocidental, Iaciara e Cavalcante voltados para escolas quilombolas e que atendem estudantes quilombolas. III - Analisar as possíveis conexões entre os planos e programas encontrados nas redes estadual e municipais de educação de Goiás com os princípios e orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo adotou o Estado da Arte e análise documental como caminhos metodológicos. Os resultados da pesquisa evidenciam que os documentos disponíveis na Secretaria Estadual e nas secretarias de educação dos municípios estudados não contemplam de maneira adequada às necessidades das escolas quanto à implementação de uma educação escolar quilombola conforme estabelecido nas DCNEEQ, limitando-se a ações pontuais. O Plano Estadual de Educação (PEE) do estado de Goiás para o decênio 2014-2024 apresenta metas e estratégias amplas para a educação em comunidades quilombolas, sem referência explícita às diretrizes curriculares nacionais para essas comunidades, o que também foi observado nos planos municipais (2015-2015) de Iaciara e Cavalcante. Embora o Plano Municipal de Educação (PME) de Cidade Ocidental inclua estratégias mais específicas para a educação escolar quilombola, o relatório de monitoramento e avaliação realizado em 2019 revelou a ausência de organização e investimento por parte do município para a concretização dessas estratégias. O estado da arte revelou que a implementação das diretrizes para a educação escolar quilombola enfrenta desafios, como a falta de medidas efetivas por parte do Estado, infraestrutura inadequada das escolas quilombolas, tanto com relação ao espaço físico quanto às necessidades pedagógicas, curriculares específicas e de formação insuficiente dos professores, especialmente aqueles que não pertencem à comunidade e desconhecem seu contexto histórico, social, econômico e cultural. Nesse sentido a referida pesquisa reflete sobre esses aspectos e aponta algumas possibilidades de superação.
Abstract: The research focuses on the implementation of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education (DCNEEQ) in quilombola schools and those serving quilombola students outside their territory. Therefore, it defines as a general objective to analyze the implementation of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education in the early years of elementary education from the state of Goiás. As for the specific objectives, this study sought to: I - Identify how the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education are addressed in research that investigated quilombola school education from 2012 to 2022. II - Map the plans and programs developed by the state education network of Goiás and the municipalities of Cidade Ocidental, Iaciara, and Cavalcante aimed at quilombola schools and serving quilombola students. III - Analyze the possible connections between the plans and programs found in the state and municipal education networks of Goiás with the principles and guidelines of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education. Using a qualitative approach, the study adopted the State of the Art and documentary analysis as methodological paths. The research results show that the documents available in the State Secretariat and the education departments of the studied municipalities do not adequately address the needs of schools regarding the implementation of quilombola school education as established in the DCNEEQ, limiting themselves to specific actions. The State Education Plan (PEE) of the state of Goiás for the decade 2014-2024 presents broad goals and strategies for education in quilombola communities, with no explicit reference to the national curricular guidelines for these communities, which was also observed in the municipal plans (2015-2015) of Iaciara and Cavalcante. Although the Municipal Education Plan (PME) of Cidade Ocidental includes more specific strategies for quilombola school education, the monitoring and evaluation report conducted in 2019 revealed the absence of organization and investment by the municipality to implement these strategies. The state of the art reveals that the implementation of guidelines for quilombola school education faces challenges, such as the lack of effective measures by the State, inadequate infrastructure of quilombola schools, both in terms of physical space and specific pedagogical, curricular needs, and insufficient training of teachers, especially those who do not belong to the community and are unfamiliar with its historical, social, economic, and cultural context. In this sense, the mentioned research reflects on these aspects and points out some possibilities for overcoming them.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49327/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.