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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49103
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Titre: Monitoramento do ciclo de aprendizagem de equipes de basquetebol : análise por naipes e níveis competitivos
Auteur(s): Monteiro, Alan Moreira
Orientador(es):: Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Coorientador(es):: Morales, Juan Carlos Perez
Assunto:: Transferência da informação
Desempenho - monitoramento
Desempenho atlético
Basquetebol
Date de publication: 22-jui-2024
Référence bibliographique: MONTEIRO, Alan Moreira. Monitoramento do ciclo de aprendizagem de equipes de basquetebol: análise por naipes e níveis competitivos. 2023. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: O objetivo da pesquisa foi analisar a preparação-desempenho de equipes de basquetebol na perspectiva do ciclo de aprendizagem da equipe - CAE em níveis e naipes distintos. A pesquisa se desdobrou em dois estudos observacionais, longitudinais e quantitativos. O primeiro estudo incidiu em uma equipe universitária feminina de basquetebol (15 atletas, com média de 20 anos de idade, DP ± 2,28) que disputou os jogos universitários brasileiros de 2018. Neste estudo consideramos todas as etapas que são inerentes ao CAE. Foram analisados a estratégia da equipe que é composta por nove jogadas ofensivas e seus blocos de construções as DCEs, o treinamento com todas as sessões da pré-temporada compreendendo 25 sessões de treinamento realizadas ao longo de 60 dias (105 horas), com frequência de três vezes na semana. Os resultados encontrados para o estudo 1 foram 56,7% da estratégia é composta por Bloqueio indireto, seguido do Back-door (23,3%). Nos treinos as tendências apontaram para Fases de Jogo = Ataque (38,5%); Meios de treinamento = Pequenos jogos II (27,1%); Conteúdo = Tático (73,7%); Jogadas = 9 (30,6%); DCEs = Bloqueio indireto (60,9%). Para o jogo, os principais achados foram JO = 9 (73,1%); DCEs = Desmarque com drible (62,3%). O segundo estudo foi desenvolvido com a seleção brasileira de basquetebol sub 16 masculina (12 atletas, com média de 15 anos de idade, DP ± 0,52) que disputou a Copa América em 2019. Neste estudo, consideramos todas as etapas que são inerentes ao CAE e propomos complementos metodológicos para o ciclo. Foram analisados a estratégia da equipe que é composta por 19 jogadas ofensiva e os seus blocos de construção com um detalhamento maior, as Dinâmicas de criação de espaço e suas concatenações, o treinamento com todas as unidades planejadas na preparação da equipe, compreendendo 20 sessões de treinamento realizadas ao longo de 14 dias (26 horas), todos os dias na semana. Os resultados encontrados para o estudo 2 foram 56,5% da estratégia é composta por Bloqueio indireto, seguido do Bloqueio direto (16,3%), tal como para Dinâmica de criação de espaço concatenada = BI - Sequencial (62,5%). Nos treinos as tendências apontaram para Fases de jogo = Ataque (49,3%); Meios de treinamento = Walk-through (32,2%); Conteúdo = Tático (49,6%); Jogadas = 2 (13,9%); DCEs = Bloqueio direto (76,7%). Para o jogo, os principais achados foram Jogadas = 11 (16,2%); DCEs = Bloqueio indireto 22,7%); DCEc = BI - Sequencial (48,7%). O CAE demonstrou ser um grande potencial para uma análise mais consistente do processo de preparação-competição de equipes. Foram possíveis identificar as tendências nas decisões dos treinadores em naipes e níveis distintos.
Abstract: The objective of the research was to analyze the preparation-performance of basketball teams from the perspective of the team’s learning cycle - TLC at different levels and sex. The research unfolded into two observational, longitudinal and quantitative studies. The first study focused on a female college basketball team (15 athletes, with a mean age of 20 years, SD ± 2.28) who played in university games Brazilians of 2018. In this study, we consider all the steps that are inherent to the TLC. The team’s strategy was analyzed, which is composed of nine offensive plays and their building blocks the DCEs, training with all pre-season sessions comprising 25 training sessions carried out over 60 days (105 hours), with frequency of three times a week. The results found for study first were 56.7% of the strategy is composed by Indirect blocking, followed by Back-door (23.3%). in training trends pointed to Phases of Game = Attack (38.5%); Training of means = small Games II (27.1%); Content = Tactical (73.7%); plays = 9 (30.6%); SCDs = screen (60.9%). For the game, the main findings were plays = 9 (73.1%); SCDs = Unmark with dribbling (62.3%). The second study was developed with the selection Brazilian under 16 men’s basketball team (12 athletes, with an average of 15 years old, SD ± 0.52) who competed in the Copa América in 2019. In this study, we considered all the stages that are inherent to the CAE and we propose methodological complements for the cycle. The team’s strategy was analyzed, which is composed of 19 offensive plays and its building blocks with a greater detail, the Dynamics of creation of space and their concatenations, the training with all the units planned in the team preparation, comprising 20 training sessions held over 14 days (26 hours), every day of the week. The results found for study second were 56.5% of the strategy is composed of indirect blocking, followed by screen (16.3%), as for Concatenated Space Creation Dynamics = staggered screen (62.5%). In training, the trends pointed to Phases of the game = Attack (49.3%); training of means = Walk-through (32.2%); Content = Tactical (49.6%); plays = 2 (13.9%); SCDs = Pick (76.7%). For the game, the main findings were Played = 11 (16.2%); SCDs = screen 22.7%); SCDc = staggered screen (48.7%). TLC proved to be a great potential for a more consistent analysis of the process of preparation-competition of teams. It was possible to identify trends in decisions of coaches in different sex and levels.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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