Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Alan Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T20:58:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T20:58:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Alan Moreira. Monitoramento do ciclo de aprendizagem de equipes de basquetebol: análise por naipes e níveis competitivos. 2023. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49103 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi analisar a preparação-desempenho de equipes de basquetebol
na perspectiva do ciclo de aprendizagem da equipe - CAE em níveis e naipes distintos.
A pesquisa se desdobrou em dois estudos observacionais, longitudinais e quantitativos.
O primeiro estudo incidiu em uma equipe universitária feminina de basquetebol (15
atletas, com média de 20 anos de idade, DP ± 2,28) que disputou os jogos universitários
brasileiros de 2018. Neste estudo consideramos todas as etapas que são inerentes ao CAE.
Foram analisados a estratégia da equipe que é composta por nove jogadas ofensivas e seus
blocos de construções as DCEs, o treinamento com todas as sessões da pré-temporada
compreendendo 25 sessões de treinamento realizadas ao longo de 60 dias (105 horas), com
frequência de três vezes na semana. Os resultados encontrados para o estudo 1 foram 56,7%
da estratégia é composta por Bloqueio indireto, seguido do Back-door (23,3%). Nos treinos
as tendências apontaram para Fases de Jogo = Ataque (38,5%); Meios de treinamento
= Pequenos jogos II (27,1%); Conteúdo = Tático (73,7%); Jogadas = 9 (30,6%); DCEs
= Bloqueio indireto (60,9%). Para o jogo, os principais achados foram JO = 9 (73,1%);
DCEs = Desmarque com drible (62,3%). O segundo estudo foi desenvolvido com a seleção
brasileira de basquetebol sub 16 masculina (12 atletas, com média de 15 anos de idade,
DP ± 0,52) que disputou a Copa América em 2019. Neste estudo, consideramos todas
as etapas que são inerentes ao CAE e propomos complementos metodológicos para o
ciclo. Foram analisados a estratégia da equipe que é composta por 19 jogadas ofensiva
e os seus blocos de construção com um detalhamento maior, as Dinâmicas de criação
de espaço e suas concatenações, o treinamento com todas as unidades planejadas na
preparação da equipe, compreendendo 20 sessões de treinamento realizadas ao longo de 14
dias (26 horas), todos os dias na semana. Os resultados encontrados para o estudo 2 foram
56,5% da estratégia é composta por Bloqueio indireto, seguido do Bloqueio direto (16,3%),
tal como para Dinâmica de criação de espaço concatenada = BI - Sequencial (62,5%).
Nos treinos as tendências apontaram para Fases de jogo = Ataque (49,3%); Meios de
treinamento = Walk-through (32,2%); Conteúdo = Tático (49,6%); Jogadas = 2 (13,9%);
DCEs = Bloqueio direto (76,7%). Para o jogo, os principais achados foram Jogadas = 11
(16,2%); DCEs = Bloqueio indireto 22,7%); DCEc = BI - Sequencial (48,7%). O CAE
demonstrou ser um grande potencial para uma análise mais consistente do processo de
preparação-competição de equipes. Foram possíveis identificar as tendências nas decisões
dos treinadores em naipes e níveis distintos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Monitoramento do ciclo de aprendizagem de equipes de basquetebol : análise por naipes e níveis competitivos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transferência da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho - monitoramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho atlético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Basquetebol | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Morales, Juan Carlos Perez | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of the research was to analyze the preparation-performance of basketball
teams from the perspective of the team’s learning cycle - TLC at different levels and sex.
The research unfolded into two observational, longitudinal and quantitative studies. The
first study focused on a female college basketball team (15 athletes, with a mean age of 20
years, SD ± 2.28) who played in university games Brazilians of 2018. In this study, we
consider all the steps that are inherent to the TLC. The team’s strategy was analyzed,
which is composed of nine offensive plays and their building blocks the DCEs, training with
all pre-season sessions comprising 25 training sessions carried out over 60 days (105 hours),
with frequency of three times a week. The results found for study first were 56.7% of the
strategy is composed by Indirect blocking, followed by Back-door (23.3%). in training
trends pointed to Phases of Game = Attack (38.5%); Training of means = small Games II
(27.1%); Content = Tactical (73.7%); plays = 9 (30.6%); SCDs = screen (60.9%). For the
game, the main findings were plays = 9 (73.1%); SCDs = Unmark with dribbling (62.3%).
The second study was developed with the selection Brazilian under 16 men’s basketball
team (12 athletes, with an average of 15 years old, SD ± 0.52) who competed in the
Copa América in 2019. In this study, we considered all the stages that are inherent to the
CAE and we propose methodological complements for the cycle. The team’s strategy was
analyzed, which is composed of 19 offensive plays and its building blocks with a greater
detail, the Dynamics of creation of space and their concatenations, the training with all the
units planned in the team preparation, comprising 20 training sessions held over 14 days
(26 hours), every day of the week. The results found for study second were 56.5% of the
strategy is composed of indirect blocking, followed by screen (16.3%), as for Concatenated
Space Creation Dynamics = staggered screen (62.5%). In training, the trends pointed
to Phases of the game = Attack (49.3%); training of means = Walk-through (32.2%);
Content = Tactical (49.6%); plays = 2 (13.9%); SCDs = Pick (76.7%). For the game,
the main findings were Played = 11 (16.2%); SCDs = screen 22.7%); SCDc = staggered
screen (48.7%). TLC proved to be a great potential for a more consistent analysis of the
process of preparation-competition of teams. It was possible to identify trends in decisions
of coaches in different sex and levels. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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