Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48707
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaLuizaDaSilvaIndiano_DISSERT.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Territórios através das câmeras : análises das produções cinematográficas dos jovens do Chicão em São Sebastião - DF
Autor(es): Indiano, Ana Luiza da Silva
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: São Sebastião (DF)
Vídeo - produção
Jovens
Pandemia
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: INDIANO, Ana Luiza da Silva. Territórios através das câmeras: análises das produções cinematográficas dos jovens do Chicão em São Sebastião - DF. 2023. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente dissertação de mestrado estuda a produção de vídeos por jovens de forma a buscar apreender as territorialidades nelas expressas. Analisamos vídeos produzidos colaborativamente, durante a pandemia de covid-19, por estudantes da Região Administrativa de São Sebastião - DF, como atividade que integra o festival promovido pela escola, o Chica de Ouro. As análises abordaram tanto aspectos cinematográficos quanto geográficos da produção. Como resultado, identificou-se que os vídeos produzidos pelos jovens apresentam sua relação tanto com os seus territórios quanto com outros territórios, bem como trazem uma compreensão clara das circunstâncias que os afetam e transformam suas realidades. Identificamos, ainda, traços de uma territorialidade própria dessa juventude, com expressão da forma como entendem as relações em seus territórios e apontam caminhos para o enfrentamento de questões que afetam sua vida e seu futuro e de outros jovens do planeta. O trabalho busca colaborar com os estudos que têm se desenvolvido sobre o uso do audiovisual no âmbito educacional, como ferramenta de dimensão estética que contribui para a formação de sujeitos críticos, fruição estética, aproximação com a arte, bem como o desenvolvimento de vários tipos de inteligência, sensibilidade, entre outras habilidades. A pesquisa aponta para a relevância do uso de práticas que acolham produções culturais dentro da escola. Ressaltamos, neste trabalho, o papel de práticas educacionais libertadoras que ocorrem nas escolas públicas. Os resultados do trabalho sinalizam a importância da produção de vídeos pelos jovens, como a potencialidade da produção de imagens no processo formativo dentro do espaço escolar e na expressão do protagonismo das juventudes mostrando suas perspectivas sobre o mundo e suas reivindicações, assim como sua esperança em um mundo mais solidário e colaborativo para a transformação na sociedade em que vivemos.
Abstract: This master's thesis studies the production videos by young people in order to understand the territorialities expressed in them. We analyzed videos produced collaboratively, during the Covid-19 pandemic, by students from the Administrative Region of São Sebastião - DF, as part of the festival promoted by the school, Chica de Ouro. The analysis covered both the cinematographic and geographical aspects of the production. As a result, we identified that the videos produced by the young people show their relationship both with their territories and with other territories, as well as a clear understanding of the circumstances that affect them and transform their realities. We also identified traces of a territoriality specific to these young people, expressing how they understand the relationships in their territories and point out ways of tackling issues that affect their lives and their future and that of other young people on the planet. The work seeks to collaborate with the studies that have been developed on the use of audiovisuals in the educational sphere, as a tool with an aesthetic dimension that contributes to the formation of critical subjects, aesthetic fruition, an approach to art, as well as the development of various types of intelligence, sensitivity and other skills. The research points to the relevance of using practices that welcome cultural productions into the school. In this work, we emphasize the role of liberating educational practices that take place in public schools. The results of the work point to the importance of the production of videos by young people, as well as the potential of the production of images in the formative process within the school space and in the expression of the protagonism of young people showing their perspectives on the world and their demands, as well as their hope for a more supportive and collaborative world for the transformation of the society in which we live.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.