Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Maria Lídia Bueno | - |
dc.contributor.author | Indiano, Ana Luiza da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T21:01:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T21:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | INDIANO, Ana Luiza da Silva. Territórios através das câmeras: análises das produções cinematográficas dos jovens do Chicão em São Sebastião - DF. 2023. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48707 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado estuda a produção de vídeos por jovens
de forma a buscar apreender as territorialidades nelas expressas. Analisamos vídeos
produzidos colaborativamente, durante a pandemia de covid-19, por estudantes da
Região Administrativa de São Sebastião - DF, como atividade que integra o festival
promovido pela escola, o Chica de Ouro. As análises abordaram tanto aspectos
cinematográficos quanto geográficos da produção. Como resultado, identificou-se que
os vídeos produzidos pelos jovens apresentam sua relação tanto com os seus
territórios quanto com outros territórios, bem como trazem uma compreensão clara
das circunstâncias que os afetam e transformam suas realidades. Identificamos,
ainda, traços de uma territorialidade própria dessa juventude, com expressão da forma
como entendem as relações em seus territórios e apontam caminhos para o
enfrentamento de questões que afetam sua vida e seu futuro e de outros jovens do
planeta. O trabalho busca colaborar com os estudos que têm se desenvolvido sobre
o uso do audiovisual no âmbito educacional, como ferramenta de dimensão estética
que contribui para a formação de sujeitos críticos, fruição estética, aproximação com
a arte, bem como o desenvolvimento de vários tipos de inteligência, sensibilidade,
entre outras habilidades. A pesquisa aponta para a relevância do uso de práticas que
acolham produções culturais dentro da escola. Ressaltamos, neste trabalho, o papel
de práticas educacionais libertadoras que ocorrem nas escolas públicas. Os
resultados do trabalho sinalizam a importância da produção de vídeos pelos jovens,
como a potencialidade da produção de imagens no processo formativo dentro do
espaço escolar e na expressão do protagonismo das juventudes mostrando suas
perspectivas sobre o mundo e suas reivindicações, assim como sua esperança em
um mundo mais solidário e colaborativo para a transformação na sociedade em que
vivemos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Territórios através das câmeras : análises das produções cinematográficas dos jovens do Chicão em São Sebastião - DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | São Sebastião (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo - produção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's thesis studies the production videos by young people in order to
understand the territorialities expressed in them. We analyzed videos produced
collaboratively, during the Covid-19 pandemic, by students from the Administrative
Region of São Sebastião - DF, as part of the festival promoted by the school, Chica de
Ouro. The analysis covered both the cinematographic and geographical aspects of the
production. As a result, we identified that the videos produced by the young people
show their relationship both with their territories and with other territories, as well as a
clear understanding of the circumstances that affect them and transform their realities.
We also identified traces of a territoriality specific to these young people, expressing
how they understand the relationships in their territories and point out ways of tackling
issues that affect their lives and their future and that of other young people on the
planet. The work seeks to collaborate with the studies that have been developed on
the use of audiovisuals in the educational sphere, as a tool with an aesthetic dimension
that contributes to the formation of critical subjects, aesthetic fruition, an approach to
art, as well as the development of various types of intelligence, sensitivity and other
skills. The research points to the relevance of using practices that welcome cultural
productions into the school. In this work, we emphasize the role of liberating
educational practices that take place in public schools. The results of the work point to
the importance of the production of videos by young people, as well as the potential of
the production of images in the formative process within the school space and in the
expression of the protagonism of young people showing their perspectives on the world
and their demands, as well as their hope for a more supportive and collaborative world
for the transformation of the society in which we live. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|