Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48664
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
AdrielDalmolinZortea_DISSERT.pdf16,05 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Questões warburguianas colocadas à plástica de Adriana Varejão
Auteur(s): Zortéa, Adriel Dalmolin
Orientador(es):: Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto:: Arte contemporânea - Brasil
Artes visuais
Crítica de arte
Date de publication: 9-jui-2024
Référence bibliographique: ZORTÉA, Adriel Dalmolin. Questões warburguianas colocadas à plástica de Adriana Varejão. 2023. 177 f., il. Tese (Doutorodo em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A presente Dissertação de Mestrado objetiva interrogar a plástica de Adriana Varejão (1964) a partir de questões teóricas abertas pela noção de Pathosformel, cunhada pelo teórico e historiador da arte judeu-alemão Aby Warburg (1866-1929), e, também, em seus desdobramentos pensados pelo filósofo e historiador da arte francês Georges Didi-Huberman (1953). Debruça-se sobre a extensa produção da artista e, ao ponderar acerca de presumíveis lacunas, bem como questionar elementos estruturantes de obra e fortuna crítica, a pesquisa detém-se, especificamente, na relação que ela articula entre questões da arte contemporânea e o que os críticos vincularam ao Barroco no Brasil, avançando a hipótese de diálogo entre a referida plástica e as Pathosformeln. Nesse sentido, ao respeitar o primado warburguiano da imagem para conduzir as investigações do historiador da arte e estruturar-se mediante uma lógica associativa entre imagens, o trabalho busca refletir sobre a obra da artista a partir da problematização de determinados nexos de sua poética, sem obliterar a remissão da artista à densidade do Barroco e à azulejaria portuguesa. Trata-se, primeiramente, de interrogar a polaridade ethos/pathos na série Azulejões (2000-), bem como, em seguida, investiga relações entre a Pathosformel da destruição e a série Línguas e Cortes (1998-), ou ainda arrefecimento das Pathosformeln face às recentes Ruínas de Carne (2021-2022).
Abstract: This Master's Dissertation aims to interrogate Adriana Varejão's art (1964) from theoretical questions opened by the notion of Pathosformel, created by the GermanJewish theorist and art historian Aby Warburg (1866-1929), and also in his developments thought by the french philosopher and art historian Georges DidiHuberman (1953). It focuses on the artist's extensive production and, when pondering about presumed gaps, as well as questioning structuring elements of the work and critical fortune, the research focuses specifically on the relationship she articulates between issues of art contemporary art and what the critics linked to the Baroque in Brazil, advancing the hypothesis of a dialogue between the referred plastic art and the Pathosformeln. In this sense, by respecting the warburgian primacy of the image to conduct the art historian's investigations and structuring itself through an associative logic between images, the work seeks to reflect from the problematization of certain nexuses of his poetics, without obliterating the remission of the artist to the density of the Baroque and portuguese tiles. It is, firstly, questioning the ethos/pathos polarity in the series Azulejões (2000-), as well investigating relations between the Pathosformel of destruction and the series Línguas e Cortes (1998-), or even the cooling of the Pathosformeln compared to the recent Ruínas de Carne (2021-2022).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Departamento de Botânica, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48664/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.