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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4861
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Title: As representações sociais dos professores e alunos sobre a relação ensino e aprendizagem em educação a distância na UNITINS
Authors: Souza, Raquel Castilho
Orientador(es):: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto:: Representações sociais
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Professores e alunos
Issue Date: Nov-2009
Citation: SOUZA, Raquel Castilho. As representações sociais dos professores e alunos sobre a relação ensino e aprendizagem em educação a distância na UNITINS. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A Educação a Distância, considerada uma modalidade de ensino contemporânea, é alvo de muitas discussões teóricas e metodológicas. Ganhou visibilidade no âmbito educacional por oportunizar formação a muitos cidadãos de modo democrático, devido à acessibilidade proporcionada por ela. Este estudo buscou analisar as representações sociais dos professores e dos alunos sobre a relação ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância da UNITINS – Turma 2006/1 do curso de graduação em Pedagogia. Visou identificar o significado dessas representações nos desempenhos dos alunos e nas práticas educativas e verificar se há uma aprendizagem significativa nessa modalidade. Esta pesquisa constitui-se em um Estudo de Caso com caráter exploratório e caracteriza-se por ser qualitativa e quantitativa pautada no aporte teórico das representações sociais. Participaram do estudo dezenove professores e noventa alunos do sétimo período do curso de Pedagogia EaD – Turma 2006/1 da Fundação Universidade do Tocantins. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram a técnica de associação livre por meio do instrumento de complementação de frases, para os alunos, um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semiestruturada, para alunos e professores. Utilizou-se o programa Evoc para a organização dos dados do instrumento de complementação de frases. O questionário com perguntas abertas e fechadas foi analisado de duas formas. As questões fechadas foram apresentadas de forma quantitativa. Os dados foram codificados e tabulados estatisticamente. As questões abertas foram tratadas de forma qualitativa por meio de uma adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Já as entrevistas foram analisadas de acordo com os critérios das questões abertas dos questionários. Os dados coletados nas entrevistas possibilitaram um aprofundamento da análise do conteúdo a partir das narrativas dos sujeitos e permitiram identificar os significados das representações sociais sobre o objeto de estudo. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, de modo geral, que as representações sociais de ambos os grupos têm uma estrutura da qual participam elementos positivos e negativos com relação ao objeto de pesquisa investigado. Tal fato indica que há contradições na percepção dos alunos e dos professores a respeito do que, de fato, a EaD proporciona aos seus sujeitos. Identificou-se que as representações sociais dos professores e dos alunos participantes desta pesquisa com relação ao ensino e à aprendizagem na modalidade EaD da UNITINS, estão ancoradas ao modelo de ensino tradicional. Evidenciou-se assim, a necessidade de uma desmistificação dos paradigmas sobre a EaD que ainda se encontram presentes na representação social dos alunos e dos professores. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Distance Education, considered a form of contemporary teaching, is the subject of many theoretical and methodological discussions. It gained visibility in the educational sphere by creating the opportunity of formation for many citizens in a democratic way, due to the accessibility it provides. This study investigates the social representations of teachers and students on the teaching and learning processes in the Distance Education mode of UNITINS – Class of 2006 / 1 of the Pedagogy undergraduate program. It aimed to identify the meaning of these representations in the performances of students and in the educational practices and verify whether there is a significant learning in this modality. This research is a Case Study with exploratory caracter and is characterized by being qualitative and quantitative, guided on the theoretical framework of social representations. Nineteen teachers and ninety students from the seventh semester of the Distance Education course of Pedagogy – Class of 2006/1 of the University of Tocantins Foundation participated in the study. The methodological strategies employed in data collection were the technique of free association by using the sentence complementation instrument, for the students, a questionnaire, with open and closed questions, and a semi-structured interview, both for students and teachers. The program Evoc was used to organize the data from the sentence complementation instrument. The questionnaire with open and closed questions was analyzed in two ways. The closed questions were presented in a quantitative way. The data were coded and tabulated statistically. The open questions were treated in a qualitative way by adapting Bardin’s content analysis technique. The interviews were analyzed according to the criteria applied to the open questions in the questionnaires. The data collected in the interviews lead to an indepth analysis of the content of the narratives of the subjects and made it possible to identifiy the meanings of social representations about the object of study. From the results obtained, it was found that, in general, social representations of both groups have a structure which present positive and negative elements related to the investigated object of research. This indicates that there are doubts on both students’ and teachers’ perception of what Distance Education in fact offers its subjects. It was identified that the social representation of teachers and students participating in this research about teaching and learning in the Distance Education modality of UNITINS are anchored with the traditional teaching model. Thus, the need for a demystification of the paradigms of Distance Education which are still present in the social representation of students and teachers became evident.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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