http://repositorio.unb.br/handle/10482/48303
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ARTIGO_EducacaoMatematicaAntirracista.pdf | 394,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
Autor : | Araújo, Suema Souza Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus Vieira, Lygianne Batista |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Educação matemática Antirracismo Relações étnico-raciais Professores - formação Etnomatemática |
Fecha de publicación : | 15-ago-2023 |
Editorial : | Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico |
Citación : | ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024. |
Resumen : | O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença:: | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. |
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