Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48303
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoMatematicaAntirracista.pdf394,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Suema Souza-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Tereza Ramos de Jesus-
dc.contributor.authorVieira, Lygianne Batista-
dc.date.accessioned2024-06-18T11:24:28Z-
dc.date.available2024-06-18T11:24:28Z-
dc.date.issued2023-08-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303-
dc.description.abstractO racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordAntirracismopt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEtnomatemáticapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.