Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Araújo, Suema Souza | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus | - |
dc.contributor.author | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T11:24:28Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T11:24:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303 | - |
dc.description.abstract | O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnomatemática | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|