http://repositorio.unb.br/handle/10482/48275
Título : | O direito à educação : desafios e possibilidades para o povo cigano Calon |
Autor : | Perpétuo, Lenilda Damasceno Rêses, Erlando da Silva |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Secretaria de Estado de Educação do DF Universidade de Brasília |
Assunto:: | Povos tradicionais Ciganos Direitos Humanos Educação |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Universidade de Brasília |
Citación : | PERPÉTUO, Lenilda Damasceno; RÊSES, Erlando da Silva. O direito à educação: desafios e possibilidades para o povo cigano Calon. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO ACHADO NA RUA: 30 ANOS DE O DIREITO ACHADO NA RUA, 2019, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2020. Disponível em: https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024. |
Resumen : | O presente texto objetiva apresentar, em linhas gerais, o povo cigano calon no Distrito Federal e sua relação com a luta e a conquista de direitos, sobretudo no âmbito da educação formal e direitos humanos. A Comunidade cigana calon passa por um processo de mudança cultural e transita de uma situação de nomadismo para o sedentarismo, são dotados de saberes acumulados na experiência e materialização, ancorados na sua suposta cultura de “vida livre”. Sendo assim, lutam diariamente para conquistarem credenciais que legitimam o conhecimento científico, amparam suas entradas, acessos e permanências nos espaços públicos e privados de educação e direito coletivo. Devido a sua cultura pouco compreendida e os estereótipos marcados por um histórico de racismos e preconceitos encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo estabelecido de escolarização. Desse modo, a educação formal, a moradia fixa ainda são espaços de estranhamento e não pertencimento identitário. Tendo em vista isso, este trabalho aborda o percurso histórico cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a escolarização, buscando identificar uma política intercultural amparada pelos Direitos Humanos, com base em pesquisa bibliográfica e dados de pesquisa-ação na comunidade cigana, situada na Rota do Cavalo, em Sobradinho-DF. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos apresentados em evento |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.