http://repositorio.unb.br/handle/10482/48275
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Perpétuo, Lenilda Damasceno | - |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T13:44:39Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14T13:44:39Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PERPÉTUO, Lenilda Damasceno; RÊSES, Erlando da Silva. O direito à educação: desafios e possibilidades para o povo cigano Calon. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO ACHADO NA RUA: 30 ANOS DE O DIREITO ACHADO NA RUA, 2019, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2020. Disponível em: https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48275 | - |
dc.description.abstract | O presente texto objetiva apresentar, em linhas gerais, o povo cigano calon no Distrito Federal e sua relação com a luta e a conquista de direitos, sobretudo no âmbito da educação formal e direitos humanos. A Comunidade cigana calon passa por um processo de mudança cultural e transita de uma situação de nomadismo para o sedentarismo, são dotados de saberes acumulados na experiência e materialização, ancorados na sua suposta cultura de “vida livre”. Sendo assim, lutam diariamente para conquistarem credenciais que legitimam o conhecimento científico, amparam suas entradas, acessos e permanências nos espaços públicos e privados de educação e direito coletivo. Devido a sua cultura pouco compreendida e os estereótipos marcados por um histórico de racismos e preconceitos encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo estabelecido de escolarização. Desse modo, a educação formal, a moradia fixa ainda são espaços de estranhamento e não pertencimento identitário. Tendo em vista isso, este trabalho aborda o percurso histórico cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a escolarização, buscando identificar uma política intercultural amparada pelos Direitos Humanos, com base em pesquisa bibliográfica e dados de pesquisa-ação na comunidade cigana, situada na Rota do Cavalo, em Sobradinho-DF. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O direito à educação : desafios e possibilidades para o povo cigano Calon | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciganos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Estado de Educação do DF | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.