Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48275
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: O direito à educação : desafios e possibilidades para o povo cigano Calon
Autor(es): Perpétuo, Lenilda Damasceno
Rêses, Erlando da Silva
Afiliação do autor: Secretaria de Estado de Educação do DF
Universidade de Brasília
Assunto: Povos tradicionais
Ciganos
Direitos Humanos
Educação
Data de publicação: 2019
Editora: Universidade de Brasília
Referência: PERPÉTUO, Lenilda Damasceno; RÊSES, Erlando da Silva. O direito à educação: desafios e possibilidades para o povo cigano Calon. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO ACHADO NA RUA: 30 ANOS DE O DIREITO ACHADO NA RUA, 2019, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2020. Disponível em: https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.
Resumo: O presente texto objetiva apresentar, em linhas gerais, o povo cigano calon no Distrito Federal e sua relação com a luta e a conquista de direitos, sobretudo no âmbito da educação formal e direitos humanos. A Comunidade cigana calon passa por um processo de mudança cultural e transita de uma situação de nomadismo para o sedentarismo, são dotados de saberes acumulados na experiência e materialização, ancorados na sua suposta cultura de “vida livre”. Sendo assim, lutam diariamente para conquistarem credenciais que legitimam o conhecimento científico, amparam suas entradas, acessos e permanências nos espaços públicos e privados de educação e direito coletivo. Devido a sua cultura pouco compreendida e os estereótipos marcados por um histórico de racismos e preconceitos encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo estabelecido de escolarização. Desse modo, a educação formal, a moradia fixa ainda são espaços de estranhamento e não pertencimento identitário. Tendo em vista isso, este trabalho aborda o percurso histórico cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a escolarização, buscando identificar uma política intercultural amparada pelos Direitos Humanos, com base em pesquisa bibliográfica e dados de pesquisa-ação na comunidade cigana, situada na Rota do Cavalo, em Sobradinho-DF.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Versão da editora: https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.