Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/48122
Fichier(s) constituant ce document :
Il n'y a pas de fichiers associés à ce document.
Titre: Criatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliação
Auteur(s): Gontijo, Cleyton Hércules
Carvalho, Alexandre Tolentino de
Fonseca, Mateus Gianni
Farias, Mateus Pinheiro de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6730-8243
https://orcid.org/0000-0002-8770-1314
https://orcid.org/0000-0002-3373-2721
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Instituto Federal de Brasília
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Assunto:: Criatividade em matemática
Pensamento criativo em matemática
Criatividade em matemática - avaliação - estímulo
Date de publication: 2019
Editeur: Editora Universidade de Brasília
Référence bibliographique: Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. 122 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9788523010195. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/36. Acesso em: 24 maio 2024.
Résumé: O livro Criatividade em matemática: conceitos, meto­dologias e avaliação traz um panorama das pesquisas acerca da criatividade em matemática, apresentando conceitos e estratégias didáticas para favorecer seu desenvolvimento e, ainda, critérios para a análise das produções dos estudantes a fim de identificar seu po­tencial criativo em matemática. A importância dessa discussão reside no fato de a matemática ser tratada, paradoxalmente, como uma área difícil, impossível de aprender, restrita aos gênios e, ao mesmo tempo, ser reconhecida como fundamental no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de ser requisitada para a admissão nas principais instituições de ensino e na maioria das ocupações profissionais. Nesse sentido, as reflexões proporcionadas pelo tex­ to do livro poderão colaborar para a construção de propostas pedagógicas para as aulas de matemática com vistas à superação das representações negativas relacionadas à disciplina, bem como possibilitar uma nova dinâmica na forma de tratar os conteúdos de matemática e as relações entre professores e estudantes. O texto evidencia a resolução, formulação e redefinição de problemas como estratégias didáticas para orientar o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento da criatividade em matemática. Trata-se de uma obra original no cenário brasileiro, que contribui significativamente para a divulgação de estudos e pesquisas no campo da criatividade em matemática.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
DOI: https://doi.org/10.26512/9788523010195
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48122/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.