http://repositorio.unb.br/handle/10482/48122
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alexandre Tolentino de | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Mateus Gianni | - |
dc.contributor.author | Farias, Mateus Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T12:38:22Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T12:38:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. 122 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9788523010195. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/36. Acesso em: 24 maio 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48122 | - |
dc.description.abstract | O livro Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação traz um panorama das pesquisas acerca da criatividade em matemática, apresentando conceitos e estratégias didáticas para favorecer seu desenvolvimento e, ainda, critérios para a análise das produções dos estudantes a fim de identificar seu potencial criativo em matemática. A importância dessa discussão reside no fato de a matemática ser tratada, paradoxalmente, como uma área difícil, impossível de aprender, restrita aos gênios e, ao mesmo tempo, ser reconhecida como fundamental no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de ser requisitada para a admissão nas principais instituições de ensino e na maioria das ocupações profissionais. Nesse sentido, as reflexões proporcionadas pelo tex to do livro poderão colaborar para a construção de propostas pedagógicas para as aulas de matemática com vistas à superação das representações negativas relacionadas à disciplina, bem como possibilitar uma nova dinâmica na forma de tratar os conteúdos de matemática e as relações entre professores e estudantes. O texto evidencia a resolução, formulação e redefinição de problemas como estratégias didáticas para orientar o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento da criatividade em matemática. Trata-se de uma obra original no cenário brasileiro, que contribui significativamente para a divulgação de estudos e pesquisas no campo da criatividade em matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Criatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliação | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade em matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento criativo em matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade em matemática - avaliação - estímulo | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/9788523010195 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6730-8243 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8770-1314 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3373-2721 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.