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PauloEduardoLannesSouza_TESE.pdf5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Vera Marisa Pugliese dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Paulo Eduardo Lannespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-23T19:43:31Z-
dc.date.available2024-04-23T19:43:31Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.date.submitted2022-12-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Eduardo Lannes. Maldicidade: Violência e erotismo nas imagens de Miguel Rio Branco. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48095-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese averigua o trabalho da imagem, do espaço e do erotismo no livro de fotografias Maldicidade, de Miguel Rio Branco, a partir da edição publicada em 2014 pela editora Cosac Naify, na qual o artista atuou diretamente, elaborando o conceito da edição. Reconhecendo-se o interesse na criação de um universo particular dentro de Maldicidade, foram investigados os precedentes poéticos e temáticos que envolvem o objeto, elucidando a complexificação do novo uso dado às séries fotográficas de Rio Branco, criadas entre 1970 e 1980 em outro contexto sóciohistórico. Para além disso, também foi necessário constatar o trabalho da montagem dentro de um processo capaz de evidenciar reflexões que vão além do aspecto documental e da denúncia social concernente à problemática ali apresentada. Mediante a leitura de autores como Georges Didi-Huberman, Roland Barthes e Susan Sontag, reconhece-se que em Maldicidade, ao invés de existir como uma retrospectiva caótica elaborada pelo próprio artista, cria uma narrativa visual cuja paisagem e cujos corpos humanos são apresentados de forma a desvelar uma crítica à contemporaneidade urbana – confrontando a ideia de progresso e de modernidade da sociedade brasileira ao fazer emergir uma paisagem notadamente periférica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMaldicidade : violência e erotismo nas imagens de Miguel Rio Brancopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordErotismopt_BR
dc.subject.keywordPeriferiapt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordFotografia documentáriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis investigates the work of image, space and eroticism in the photography book Maldicidade, by Miguel Rio Branco, based on the edition published in 2014 by Cosac Naify, in which the artist worked directly, elaborating the concept of the edition. Recognizing the interest in creating a particular universe within Maldicidade, poetic and thematic precedents involving the object were investigated, elucidating the complexity of the new use given to Rio Branco's photographic series, created between 1970 and 1980 in another social and historic context. In addition, it was also necessary to verify the work of the montage within a process capable of evidencing reflections that go beyond the documentary aspect and the social denouncement concerning the problem presented there. By reading authors such as Georges Didi- Huberman, Roland Barthes and Susan Sontag, it is recognized that in Maldicidade, instead of existing as a chaotic retrospective elaborated by the artist himself, he creates a visual narrative whose landscape and whose human bodies are presented in a different way. in order to unveil a critique of urban contemporaneity – confronting the idea of progress and modernity in Brazilian society by making a notably peripheral landscape emerge.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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