Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Vera Marisa Pugliese de | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Paulo Eduardo Lannes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T19:43:31Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T19:43:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Paulo Eduardo Lannes. Maldicidade: Violência e erotismo nas imagens de Miguel Rio Branco. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48095 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese averigua o trabalho da imagem, do espaço e do erotismo no livro de
fotografias Maldicidade, de Miguel Rio Branco, a partir da edição publicada em 2014
pela editora Cosac Naify, na qual o artista atuou diretamente, elaborando o conceito
da edição. Reconhecendo-se o interesse na criação de um universo particular dentro
de Maldicidade, foram investigados os precedentes poéticos e temáticos que
envolvem o objeto, elucidando a complexificação do novo uso dado às séries
fotográficas de Rio Branco, criadas entre 1970 e 1980 em outro contexto sóciohistórico.
Para além disso, também foi necessário constatar o trabalho da montagem
dentro de um processo capaz de evidenciar reflexões que vão além do aspecto
documental e da denúncia social concernente à problemática ali apresentada.
Mediante a leitura de autores como Georges Didi-Huberman, Roland Barthes e
Susan Sontag, reconhece-se que em Maldicidade, ao invés de existir como uma
retrospectiva caótica elaborada pelo próprio artista, cria uma narrativa visual cuja
paisagem e cujos corpos humanos são apresentados de forma a desvelar uma
crítica à contemporaneidade urbana – confrontando a ideia de progresso e de
modernidade da sociedade brasileira ao fazer emergir uma paisagem notadamente
periférica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Maldicidade : violência e erotismo nas imagens de Miguel Rio Branco | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Erotismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia documentária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis investigates the work of image, space and eroticism in the photography
book Maldicidade, by Miguel Rio Branco, based on the edition published in 2014 by
Cosac Naify, in which the artist worked directly, elaborating the concept of the
edition. Recognizing the interest in creating a particular universe within Maldicidade,
poetic and thematic precedents involving the object were investigated, elucidating the
complexity of the new use given to Rio Branco's photographic series, created
between 1970 and 1980 in another social and historic context. In addition, it was also
necessary to verify the work of the montage within a process capable of evidencing
reflections that go beyond the documentary aspect and the social denouncement
concerning the problem presented there. By reading authors such as Georges Didi-
Huberman, Roland Barthes and Susan Sontag, it is recognized that in Maldicidade,
instead of existing as a chaotic retrospective elaborated by the artist himself, he
creates a visual narrative whose landscape and whose human bodies are presented
in a different way. in order to unveil a critique of urban contemporaneity – confronting
the idea of progress and modernity in Brazilian society by making a notably
peripheral landscape emerge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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