http://repositorio.unb.br/handle/10482/48070
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Titre: | Festas escolares em Brasília : o olhar da jornalista Yvonne Jean (1962-1968) |
Autre(s) titre(s): | School parties in Brasília: the perspective of journalist Yvonne Jean (1962-1968) Fiestas escolares en Brasilia: la perspectiva de la periodista Yvonne Jean (1962-1968) |
Auteur(s): | Anjos, Juarez José Tuchinski dos Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza Sá, Elizabeth Figueiredo de |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-4677-5816 https://orcid.org/0000-0002-3708-4506 https://orcid.org/0000-0002-5861-7535 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal do Mato Grosso |
Date de publication: | 20-déc-2023 |
Editeur: | Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Référence bibliographique: | ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. Festas escolares em Brasília: o olhar da jornalista Yvonne Jean (1962-1968). Revista Educação em Questão, Natal, v. 61, n. 70, p. 1-23, e-34015, out./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/34015. Acesso em: 11 abr. 2024. |
Résumé: | O artigo adentra o universo de temas escolares abordados pela jornalista Yvonne Jean no jor nal Correio Braziliense. O objetivo é analisar algumas festas escolares em Brasília, conforme foram descritas e comentadas em colunas da jornalista entre os anos de 1962 e 1968. Foram identificados dois tipos de festas escolares: 1) as que celebravam personagens da escola e da família − professoras, crianças e mães; e 2) as que comemoravam tradições da cultura brasileira (festas juninas). O valor histórico-educacional dos textos de Yvonne Jean se evidencia à medida que se faz deles uma leitura histórica, fundada na contextualização das fontes e em sua leitura analítico-interpretativa. É dessa leitura que tende a advir a compreensão da educa ção segundo a lógica das normas e práticas (Julia, 2001), das estratégias e táticas (Certeau, 1999), dos comportamentos e das apropriações (Chartier, 2002), seja de professores, seja de alunos e demais indivíduos que atuam no processo educacional intraescolar. |
Abstract: | The article delves into the universe of school themes covered by journalist Yvonne Jean in the Correio Braziliense newspaper. The aim is to analyze some school parties in Brasília, as des cribed and commented on in the journalist's columns between 1962 and 1968. Two types of school parties were identified: 1) those that celebrated school and family characters − teachers, children, and mothers; and 2) those that celebrated traditions of Brazilian culture (June festivals). The historical-educational value of Yvonne Jean's texts becomes evident as they are read histo rically, based on the contextualization of the sources and their analytical-interpretive reading. It is from this reading that tends to emerge the understanding of education according to the logic of norms and practices (Julia, 2001), strategies and tactics (Certeau, 1999), behaviors and appropriations (Chartier, 2002) whether of teachers or students or other individuals who work in the intra-school educational process. |
Resumen: | El artículo profundiza en el universo de temas escolares tratados por la periodista Yvonne Jean en el periódico Correio Braziliense. El objetivo es analizar algunas fiestas escolares en Brasilia tal como fueron descritas y comentadas en las columnas de la periodista entre 1962 y 1968. Se identificaron dos tipos de fiestas escolares: 1) las que celebraban personajes escolares y familiares: maestros, niños y madres; y 2) las que celebraban tradiciones de la cultura brasileña (fiestas de junio). El valor histórico-educativo de los textos de Yvonne Jean se hace evidente en la medida en que son leídos históricamente, basada en la contextualización de las fuentes y su lectura analítica-interpretativa. Es a partir de esta lectura que tiende a emerger la comprensión de la educación según la lógica de las normas y prácticas (Julia, 2001), las estrategias y tác ticas (Certeau, 1999), los comportamientos y las apropiaciones (Chartier, 2002), ya sean de profesores o estudiantes o de otros individuos que actúan en el proceso educativo intraescolar. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Licença:: | (CC BY NC SA) Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/34015. Acesso em: 11 abr. 2024. |
DOI: | https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34015 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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