http://repositorio.unb.br/handle/10482/48054
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Título : | Frank Svensson e o ensino de projeto : experiências da descolonização |
Otros títulos : | Frank Svensson y la enseñanza del diseño : experiencias de descolonización Frank Svensson and design teaching : experiences of decolonization |
Autor : | Lima, Carlos Henrique Magalhâes de Neres, Tamara Alves Barbosa |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Svensson, Frank Ensino de projeto Angola |
Fecha de publicación : | 27-may-2022 |
Editorial : | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citación : | LIMA, Carlos Henrique Magalhães de; NERES, Tamara. Frank Svensson e o ensino de projeto: experiências da descolonização. Revista Projetar: Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 36-43, 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID25486. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25486. Acesso em: 09 abr. 2024. |
Resumen : | O propósito deste artigo é produzir uma análise sobre o pensamento e prática do ensino de projeto arquitetônico na trajetória de Frank Svensson. Para isso, privilegiamos dois períodos em que lecionou na Universidade de Brasília: nos anos 1970 e após a reabertura política do país, final dos anos 1980; e nos anos em que contribuiu para a formação do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola, logo após a independência do país. O conhecimento do território é característica marcante na trajetória pedagógica de Svensson, que desenvolveu experiências coletivas configuradas em torno de ações extensionistas. Sobretudo, Svensson privilegiou o conhecimento histórico como fonte informadora fundamental, e sobre como a percepção das formas sociais se desdobra no ato de projetar. |
Abstract: | he purpose of this article is to produce an analysis of the teaching architectural design practices by Frank Svensson. For this, we focus two periods in which he taught at the University of Brasília: in the 1970s and after the political reopening of the country, in the late 1980s; and in the years in which he contributed to the formation of the architecture and urbanism course at Universidade Agostinho Neto, in Luanda, Angola, shortly after the country's independence. Knowledge of the territory is a striking feature in Svensson's pedagogical trajectory, who developed collective experiences configured around extension actions. Above all, Svensson privileged historical knowledge as a fundamental source of information, and on how the perception of social forms unfolds in the act of designing. |
Resumen: | El propósito de este artículo es producir un análisis de las prácticas de enseñanza de Frank Svensson. Para eso, nos enfocamos en dos períodos en los que enseñó en la Universidad de Brasilia: en la década de 1970 y después de la reapertura política del país, a fines de la década de 1980; y en los años en que contribuyó a la formación de la carrera de arquitectura y urbanismo de la Universidade Agostinho Neto, en Luanda, Angola, poco después de la independencia del país. El conocimiento del territorio es un rasgo llamativo en la trayectoria pedagógica de Svensson, quien desarrolló experiencias colectivas configuradas en torno a acciones de extensión. Sobre todo, Svensson privilegió el conocimiento histórico como fuente fundamental de información y sobre cómo se despliega la percepción de las formas sociales en el acto de diseñar. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Teoria e História (FAU THA) |
Licença:: | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25486. Acesso em: 26 mar. 2024. |
DOI: | https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID25486 |
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