Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48054
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FrankSvenssonEnsino.pdf372,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Carlos Henrique Magalhâes de-
dc.contributor.authorNeres, Tamara Alves Barbosa-
dc.date.accessioned2024-04-09T12:42:43Z-
dc.date.available2024-04-09T12:42:43Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationLIMA, Carlos Henrique Magalhães de; NERES, Tamara. Frank Svensson e o ensino de projeto: experiências da descolonização. Revista Projetar: Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 36-43, 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID25486. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25486. Acesso em: 09 abr. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48054-
dc.description.abstractO propósito deste artigo é produzir uma análise sobre o pensamento e prática do ensino de projeto arquitetônico na trajetória de Frank Svensson. Para isso, privilegiamos dois períodos em que lecionou na Universidade de Brasília: nos anos 1970 e após a reabertura política do país, final dos anos 1980; e nos anos em que contribuiu para a formação do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola, logo após a independência do país. O conhecimento do território é característica marcante na trajetória pedagógica de Svensson, que desenvolveu experiências coletivas configuradas em torno de ações extensionistas. Sobretudo, Svensson privilegiou o conhecimento histórico como fonte informadora fundamental, e sobre como a percepção das formas sociais se desdobra no ato de projetar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFrank Svensson e o ensino de projeto : experiências da descolonizaçãopt_BR
dc.title.alternativeFrank Svensson y la enseñanza del diseño : experiencias de descolonizaciónpt_BR
dc.title.alternativeFrank Svensson and design teaching : experiences of decolonizationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSvensson, Frankpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de projetopt_BR
dc.subject.keywordAngolapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25486. Acesso em: 26 mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID25486pt_BR
dc.description.abstract1he purpose of this article is to produce an analysis of the teaching architectural design practices by Frank Svensson. For this, we focus two periods in which he taught at the University of Brasília: in the 1970s and after the political reopening of the country, in the late 1980s; and in the years in which he contributed to the formation of the architecture and urbanism course at Universidade Agostinho Neto, in Luanda, Angola, shortly after the country's independence. Knowledge of the territory is a striking feature in Svensson's pedagogical trajectory, who developed collective experiences configured around extension actions. Above all, Svensson privileged historical knowledge as a fundamental source of information, and on how the perception of social forms unfolds in the act of designing.pt_BR
dc.description.abstract2El propósito de este artículo es producir un análisis de las prácticas de enseñanza de Frank Svensson. Para eso, nos enfocamos en dos períodos en los que enseñó en la Universidad de Brasilia: en la década de 1970 y después de la reapertura política del país, a fines de la década de 1980; y en los años en que contribuyó a la formación de la carrera de arquitectura y urbanismo de la Universidade Agostinho Neto, en Luanda, Angola, poco después de la independencia del país. El conocimiento del territorio es un rasgo llamativo en la trayectoria pedagógica de Svensson, quien desarrolló experiencias colectivas configuradas en torno a acciones de extensión. Sobre todo, Svensson privilegió el conocimiento histórico como fuente fundamental de información y sobre cómo se despliega la percepción de las formas sociales en el acto de diseñar.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e História (FAU THA)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.