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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47866
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Titre: Teatro colaborativo em tempos de pandemia : a criação cênica e o desenvolvimento dos potenciais artísticos em estudantes superdotados
Auteur(s): Lima, Klévia de Oliveira Leal Fernandes de
Orientador(es):: Gomes, Andre Luis
Assunto:: Teatro colaborativo
Altas habilidades/superdotação
Aprendizagem colaborativa
Date de publication: 23-fév-2024
Référence bibliographique: LIMA, Klévia de Oliveira Leal Fernandes de. Teatro Colaborativo em tempos de pandemia: a criação cênica e o desenvolvimento dos potenciais artísticos em estudantes superdotados. 2023. 161 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: As Altas Habilidades ou Superdotação é uma temática de interesse crescente nos ambientes escolares, sobretudo, pela busca de formas mais assertivas para identificar e atender as necessidades educativas especiais dos estudantes. Com relação às aprendizagens estéticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o reconhecimento dos potenciais notáveis é dificultado devido à ausência de um professor com formação em Arte e processos de ensinoaprendizagem voltado às multilinguagens artísticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição da criação dramatúrgica e cênica a partir de um processo colaborativo para a identificação e o desenvolvimento dos potenciais estéticos em estudantes com altas habilidades ou superdotação (AHSD). Trata-se de um estudo com caráter qualitativo, de natureza exploratória, com delineamento de pesquisa-ação, realizado a partir dos princípios do Teatro Colaborativo. A investigação contou com a participação de 30 (trinta) estudantes com idades entre 6 e 11 anos, com indicações de Altas Habilidades Superdotação para atendimento na área acadêmica e talento artístico. As intervenções metodológicas para a apreensão dos conceitos cênicos (dramaturgia, ator, espectador, espaço cênico, figurino, cenário) efetivaram-se em criações colaborativas experienciadas em dois momentos, sendo o primeiro no ensino remoto, mediado por tecnologias, devido à restrição das aulas em decorrência da pandemia do COVID-19, e no segundo momento, no modelo presencial de ensino em uma sala de recursos de AHSD de uma escola pública do Distrito Federal. Os resultados apontam a importância da observação atenta do professor aos interesses e características individuais dos estudantes e a efetivação de uma prática pedagógica com a promoção de um ambiente rico em experimentações nas multilinguagens artísticas para que os talentos sejam evidenciados e devidamente acompanhados. Espera-se com os dados da pesquisa, alicerçada no processo de criação teatral colaborativo, contribuir para minimizar as lacunas na identificação das características e comportamentos de superdotação em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos potenciais estéticos e as aprendizagens nas multilinguagens artísticas.
Abstract: High Abilities or Giftedness is a theme of growing interest in school environments, especially due to the search for more assertive ways to identify and meet the special educational needs of students. With regard to aesthetic learning in the Early Years of Elementary School, the recognition of outstanding potential is hampered due to the absence of a teacher trained in Art and teaching-learning processes focused on artistic multilingualism. In this perspective, this research aims to analyze the contribution of dramaturgical and scenic creation from a collaborative process for the identification and development of aesthetic potentials in students with high abilities or giftedness (AHSD). This is a qualitative, exploratory study with an action-research design, based on the principles of Collaborative Theater. The investigation had the participation of 30 (thirty) students aged between 6 and 11 years, with indications of High Abilities and/or Giftedness for assistance in the academic area and artistic talent. The methodological interventions for the apprehension of scenic concepts (dramaturgy, actor, spectator, scenic space, costumes, scenery) were carried out in collaborative creations experienced in two cases, the first being in remote teaching, mediated by technologies, due to the restriction of classes as a result of the COVID-19 pandemic, and second in the face-toface teaching model in an AHSD resource room in a public school in the Federal District. The results point to the importance of the teacher's close observation of the students' interests and individual characteristics and the implementation of a pedagogical practice that promotes an environment rich in experimentation in artistic multilingualism so that talents are evidenced and properly monitored. The research data, based on the process of collaborative theatrical creation, is expected to contribute to minimizing gaps in the identification of characteristics and behaviors of giftedness in students in the early years of Elementary School, in relation to aesthetic potentials and learning in artistic multilingualism.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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