Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Andre Luis | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Klévia de Oliveira Leal Fernandes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Klévia de Oliveira Leal Fernandes de. Teatro Colaborativo em tempos de pandemia: a criação cênica e o desenvolvimento dos potenciais artísticos em estudantes superdotados. 2023. 161 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47866 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Altas Habilidades ou Superdotação é uma temática de interesse crescente nos ambientes
escolares, sobretudo, pela busca de formas mais assertivas para identificar e atender as
necessidades educativas especiais dos estudantes. Com relação às aprendizagens estéticas nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o reconhecimento dos potenciais notáveis é dificultado
devido à ausência de um professor com formação em Arte e processos de ensinoaprendizagem voltado às multilinguagens artísticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por
objetivo analisar a contribuição da criação dramatúrgica e cênica a partir de um processo
colaborativo para a identificação e o desenvolvimento dos potenciais estéticos em estudantes
com altas habilidades ou superdotação (AHSD). Trata-se de um estudo com caráter
qualitativo, de natureza exploratória, com delineamento de pesquisa-ação, realizado a partir
dos princípios do Teatro Colaborativo. A investigação contou com a participação de 30
(trinta) estudantes com idades entre 6 e 11 anos, com indicações de Altas Habilidades
Superdotação para atendimento na área acadêmica e talento artístico. As intervenções
metodológicas para a apreensão dos conceitos cênicos (dramaturgia, ator, espectador, espaço
cênico, figurino, cenário) efetivaram-se em criações colaborativas experienciadas em dois
momentos, sendo o primeiro no ensino remoto, mediado por tecnologias, devido à restrição
das aulas em decorrência da pandemia do COVID-19, e no segundo momento, no modelo
presencial de ensino em uma sala de recursos de AHSD de uma escola pública do Distrito
Federal. Os resultados apontam a importância da observação atenta do professor aos
interesses e características individuais dos estudantes e a efetivação de uma prática
pedagógica com a promoção de um ambiente rico em experimentações nas multilinguagens
artísticas para que os talentos sejam evidenciados e devidamente acompanhados. Espera-se
com os dados da pesquisa, alicerçada no processo de criação teatral colaborativo, contribuir
para minimizar as lacunas na identificação das características e comportamentos de
superdotação em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos
potenciais estéticos e as aprendizagens nas multilinguagens artísticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro colaborativo em tempos de pandemia : a criação cênica e o desenvolvimento dos potenciais artísticos em estudantes superdotados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro colaborativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | High Abilities or Giftedness is a theme of growing interest in school environments, especially
due to the search for more assertive ways to identify and meet the special educational needs of
students. With regard to aesthetic learning in the Early Years of Elementary School, the
recognition of outstanding potential is hampered due to the absence of a teacher trained in Art
and teaching-learning processes focused on artistic multilingualism. In this perspective, this
research aims to analyze the contribution of dramaturgical and scenic creation from a
collaborative process for the identification and development of aesthetic potentials in students
with high abilities or giftedness (AHSD). This is a qualitative, exploratory study with an
action-research design, based on the principles of Collaborative Theater. The investigation
had the participation of 30 (thirty) students aged between 6 and 11 years, with indications of
High Abilities and/or Giftedness for assistance in the academic area and artistic talent. The
methodological interventions for the apprehension of scenic concepts (dramaturgy, actor,
spectator, scenic space, costumes, scenery) were carried out in collaborative creations
experienced in two cases, the first being in remote teaching, mediated by technologies, due to
the restriction of classes as a result of the COVID-19 pandemic, and second in the face-toface teaching model in an AHSD resource room in a public school in the Federal District. The
results point to the importance of the teacher's close observation of the students' interests and
individual characteristics and the implementation of a pedagogical practice that promotes an
environment rich in experimentation in artistic multilingualism so that talents are evidenced
and properly monitored. The research data, based on the process of collaborative theatrical
creation, is expected to contribute to minimizing gaps in the identification of characteristics
and behaviors of giftedness in students in the early years of Elementary School, in relation to
aesthetic potentials and learning in artistic multilingualism. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|