Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47832
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JoseAndersonDeFreitasSilva_DISSERT.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo, Rejane Maria da Costapt_BR
dc.contributor.authorSilva, José Anderson de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T21:36:23Z-
dc.date.available2024-02-21T21:36:23Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, José Anderson de Freitas. Automação robótica de processos em uma Instituição Federal de Ensino : um estudo de caso. 2023. xv, 183 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47832-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom o advento da transformação digital, a automação de processos se destaca como uma resposta essencial para superar desafios. As organizações têm adotado a automação para seguir com passos acelerados e integrar os processos e aplicativos. Na área de gestão de pessoas de uma instituição federal de ensino, este contexto aborda questões críticas, como: elevado quantitativo de atribuições, força de trabalho insuficiente, atividades manuais, repetitivas e suscetíveis a erros, diversidade de soluções tecnológicas com integração limitada, além da necessidade de modernização na execução dos processos. A proposta desta pesquisa consiste em identificar como ocorre a automação de processos e quais são as técnicas, ferramentas, soluções ou implementações adotadas, entender quais são os seus benefícios, problemas e/ou desafios bem como definir uma abordagem para a automação de processos na área de gestão de pessoas e avaliar eventuais ganhos dessa automação. Adotou-se nesta pesquisa a técnica de estudo de caso com abordagem qualitativa dos dados. O estudo foi conduzido junto à área de gestão de pessoas da instituição federal de ensino a partir da adaptação do Framework Consolidado para a Implementação de Projetos de RPA. Os resultados obtidos se mostraram promissores em termos de horas humanas devolvidas ao negócio, melhoria performance do processo e na redução de custos com FTE (Full-Time Equivalent). A partir dos desafios e lacunas observadas durante a condução do estudo, foi elaborada uma proposta, com adoção do método 5W3H, de abordagem para a automação de processos denominada TIASIA, que consiste em: Treinamento; Identificação de Oportunidades; Adequação Estratégica; Seleção de Processos; Implementação; e Avaliação. A abordagem foi avaliada pelos representantes das áreas de gestão de pessoas da Rede Federal onde foi observada a sua replicabilidade além de ser vista como uma ferramenta valiosa para enfrentar os desafios de eficiência e qualidade nas instituições de ensino. Como trabalhos futuros, observa-se a oportunidade de pesquisas que abordem o gerenciamento de mudanças, monitoramento e melhoria contínua, a segurança de dados e conformidade regulatória, e o impacto social e ético no contexto da automação processos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutomação robótica de processos em uma Instituição Federal de Ensino : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransformação digitalpt_BR
dc.subject.keywordAutomação de processopt_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoVenson, Elainept_BR
dc.description.abstract1With the advent of digital transformation, process automation stands out as an essential answer to overcoming challenges. Organizations have adopted automation to accelerate and integrate processes and applications. In the area of people management at a federal educational institution, this context addresses critical issues, such as: high number of duties, insufficient workforce, manual, repetitive and error-prone activities, diversity of technological solutions with limited integration, in addition to need for modernization in the execution of processes. The purpose of this research is to identify how process automation occurs and what techniques, tools, solutions or implementations are adopted, understand what their benefits, problems and/or challenges are, as well as define an approach to process automation in the area. people management and evaluate possible gains from this automation. The case study technique with a qualitative data approach was adopted in this research. The study was conducted with the people management area of the federal educational institution based on the adaptation of the Consolidated Framework for the Implementation of RPA Projects. The results obtained were promising in terms of human hours returned to the business, improved process performance and reduced FTE costs (Full-Time Equivalent). Based on the challenges and gaps observed during the study, a proposal was developed, adopting the 5W3H method, for an approach to process automation called TIASIA, which consists of: Training; Identification of Opportunities; Strategic Adequacy; Process Selection; Implementation; and Assessment. The approach was evaluated by representatives of the people management areas of Rede Federal where its replicability was observed in addition to being seen as a valuable tool to face the challenges of efficiency and quality in educational institutions. As future work, there is an opportunity for research that addresses change management, monitoring and continuous improvement, data security and regulatory compliance, and the social and ethical impact in the context of process automation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.