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Título: Educação a distância e tecnologias aplicadas a educação superior - um estudo de caso no CEAD
Autor(es): Ferreira, Djane Oliveira
Orientador(es): Araújo, Tatiane Regina Petrillo Pires de
Assunto: Ensino a distância
Tecnologia da informação e da comunicação
Legislação
Educação superior
Data de publicação: 16-Fev-2024
Referência: FERREIRA, Djane Oliveira. Educação a distância e tecnologias aplicadas a educação superior - um estudo de caso no CEAD. 2023. 85 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as legislações para a implementação do ensino a distância na Universidade de Brasília com o apoio do órgão administrativo CEAD. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Nela foi possível identificar os estudos de Moran (2003), Martins (2019) e Gomes (2009), alguns dos autores abordados nesta pesquisa, que indicam a importância do aprimoramento do ensino a distância no Brasil. Para a coleta de Dados procedeu-se uma análise documental dos Relatórios Anuais da Universidade de Brasília no período de 2017 a 2022, fornecidos pelo Decanato de Planejamento e Avaliação Institucional, e dos relatórios de Gestão do CEAD nos anos de 2019 a 2021. Os relatórios demonstram a oferta de cursos com o intuito de formação e produção de materiais didáticos para os docentes, discentes e servidores técnicos, vislumbrando o avanço do uso das tecnologias na propagação do ensino a distância na UnB. Na análise da pesquisa foi efetuado um estudo das principais legislações que regem a modalidade de ensino a distância no Brasil, com destaque para a Portaria nº 2117 de dezembro de 2019, que aborda a oferta de 40% de ensino a distância nos cursos de graduação. Desse modo conclui-se que o CEAD desempenha um papel fundamental na promoção da educação a distância e na oferta de cursos de ensino, extensão e pesquisa. A UnB utiliza plataformas de aprendizagem online, sistemas de gestão de cursos, ambientes virtuais de aprendizagem e recursos multimídia interativos. Essas ferramentas proporcionam aos alunos uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, facilitam a interação entre estudantes e professores e estimulam a colaboração e o engajamento. A equipe do CEAD tem demonstrado comprometimento com a qualidade da educação a distância, investindo em capacitação de docentes e tutores, buscando constantemente inovações tecnológicas e oferecendo suporte eficiente aos estudantes. Além disso, o centro tem estabelecido parcerias e convênios com outras instituições, ampliando o alcance de suas ações e fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos.
Abstract: This work aimed to analyze the legislation for the implementation of distance learning at the University of Brasília with the support of the administrative body CEAD. the research was identified through bibliographical research, it was possible to identify the studies of Moran (2003), Martins (2019) and Gomes (2009), these were some authors addressed in this research, which indicate the importance of improving distance learning in Brazil. For data collection, a documental analysis was carried out of the annual reports of the University of Brasília from 2017 to 2022, provided by the Decanate of Planning and Institutional Evaluation, CEAD Management reports in the years 2019 to 2021. offer of courses with the aim of training and production of teaching materials for teachers, students and technical staff, envisioning the advancement of the use of technologies in the propagation of distance learning at UnB. Aiming to carry out an analysis of the research, a study was carried out of the main legislation that governs the modality of distance learning in Brazil, with emphasis on ordinance nº. 2117 of December 2019, this ordinance addresses the offer of 40% of distance learning in undergraduate courses. Thus, it is concluded that CEAD plays a key role in promoting distance education and offering teaching, extension and research courses. Unb uses online learning platforms, course management systems, virtual learning environments and resources interactive multimedia. These tools provide students with greater flexibility in accessing content, facilitate interaction between students and teachers and encourage collaboration and engagement. The CEAD team has shown commitment to the quality of distance education, investing in the training of teachers and tutors, constantly seeking technological innovations and offering efficient support to students. In addition, the center has established partnerships and agreements with other institutions, expanding the scope of its actions and strengthening the exchange of knowledge.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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