Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Tatiane Regina Petrillo Pires de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Djane Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T21:03:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T21:03:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Djane Oliveira. Educação a distância e tecnologias aplicadas a educação superior - um estudo de caso no CEAD. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47770 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar as legislações para a implementação do ensino a
distância na Universidade de Brasília com o apoio do órgão administrativo CEAD. A pesquisa
foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Nela foi possível identificar os estudos de
Moran (2003), Martins (2019) e Gomes (2009), alguns dos autores abordados nesta pesquisa,
que indicam a importância do aprimoramento do ensino a distância no Brasil. Para a coleta de
Dados procedeu-se uma análise documental dos Relatórios Anuais da Universidade de Brasília
no período de 2017 a 2022, fornecidos pelo Decanato de Planejamento e Avaliação
Institucional, e dos relatórios de Gestão do CEAD nos anos de 2019 a 2021. Os relatórios
demonstram a oferta de cursos com o intuito de formação e produção de materiais didáticos
para os docentes, discentes e servidores técnicos, vislumbrando o avanço do uso das tecnologias
na propagação do ensino a distância na UnB. Na análise da pesquisa foi efetuado um estudo
das principais legislações que regem a modalidade de ensino a distância no Brasil, com destaque
para a Portaria nº 2117 de dezembro de 2019, que aborda a oferta de 40% de ensino a distância
nos cursos de graduação. Desse modo conclui-se que o CEAD desempenha um papel
fundamental na promoção da educação a distância e na oferta de cursos de ensino, extensão e
pesquisa. A UnB utiliza plataformas de aprendizagem online, sistemas de gestão de cursos,
ambientes virtuais de aprendizagem e recursos multimídia interativos. Essas ferramentas
proporcionam aos alunos uma maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, facilitam a
interação entre estudantes e professores e estimulam a colaboração e o engajamento. A equipe
do CEAD tem demonstrado comprometimento com a qualidade da educação a distância,
investindo em capacitação de docentes e tutores, buscando constantemente inovações
tecnológicas e oferecendo suporte eficiente aos estudantes. Além disso, o centro tem
estabelecido parcerias e convênios com outras instituições, ampliando o alcance de suas ações
e fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação a distância e tecnologias aplicadas a educação superior - um estudo de caso no CEAD | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Legislação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to analyze the legislation for the implementation of distance learning at the
University of Brasília with the support of the administrative body CEAD. the research was
identified through bibliographical research, it was possible to identify the studies of Moran
(2003), Martins (2019) and Gomes (2009), these were some authors addressed in this research,
which indicate the importance of improving distance learning in Brazil. For data collection, a
documental analysis was carried out of the annual reports of the University of Brasília from
2017 to 2022, provided by the Decanate of Planning and Institutional Evaluation, CEAD
Management reports in the years 2019 to 2021. offer of courses with the aim of training and
production of teaching materials for teachers, students and technical staff, envisioning the
advancement of the use of technologies in the propagation of distance learning at UnB. Aiming
to carry out an analysis of the research, a study was carried out of the main legislation that
governs the modality of distance learning in Brazil, with emphasis on ordinance nº. 2117 of
December 2019, this ordinance addresses the offer of 40% of distance learning in undergraduate
courses. Thus, it is concluded that CEAD plays a key role in promoting distance education and
offering teaching, extension and research courses. Unb uses online learning platforms, course
management systems, virtual learning environments and resources interactive multimedia.
These tools provide students with greater flexibility in accessing content, facilitate interaction
between students and teachers and encourage collaboration and engagement. The CEAD team
has shown commitment to the quality of distance education, investing in the training of teachers
and tutors, constantly seeking technological innovations and offering efficient support to
students. In addition, the center has established partnerships and agreements with other
institutions, expanding the scope of its actions and strengthening the exchange of knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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