http://repositorio.unb.br/handle/10482/47630
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DhyanRamayanaRamosRodrigues_DISSERT.pdf | 12,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A escrita da alteridade : textos e fotografias em Tristes trópicos (1955) |
Autor : | Rodrigues, Dhyan Ramayana Ramos |
Orientador(es):: | Sá Júnior, Luíz César de |
Assunto:: | Fotografia documentária Povos indígenas Lévi-Strauss, Claude, 1908-2009 - crítica e interpretação Literatura e representação Literatura indígena brasileira |
Fecha de publicación : | 31-ene-2024 |
Data de defesa:: | 5-sep-2023 |
Citación : | RODRIGUES, Dhyan Ramayana Ramos. A escrita da alteridade: textos e fotografias em Tristes trópicos (1955). 2023. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Esta dissertação analisa o texto e as fotografias em Tristes trópicos (1955), com o objetivo de elucidar as modalidades discursivas que nele se articulam para dar conta da experiência de Lévi-Strauss com os povos indígenas brasileiros. Partindo da tradição do double livre na etnologia francesa do século XX, busca-se tratar da construção da alteridade no livro, explorando o uso de caracteres poéticos no discurso científico, a questão da autoria e do sujeito em discursos autobiográficos e o papel das fotografias, em sua relação com o realismo, na antropologia. Esses mecanismos permitem flagrar o funcionamento de um paradigma de bricolagem em Tristes Trópicos, operacionalizado por Lévi-Strauss sob a tensão entre ciência e literatura, cujo propósito é sincronizar efeitos de presença e a expressão da verdade no contato com o outro. |
Abstract: | This dissertation analyzes the text and the photographs in Tristes Tropiques (1955), with the aim of elucidating the discursive modalities that are articulated within it to account for Lévi-Strauss's experience with Brazilian indigenous peoples. Drawing from the tradition of the double livre in 20th-century French ethnology, the study seeks to address the construction of otherness in the book by exploring the use of poetic elements in scientific discourse, the question of authorship and subjectivity in autobiographical narratives, and the role of photographs in their relation to realism in anthropology. These mechanisms allow us to capture the functioning of a bricolage paradigm in Tristes Tropiques, operationalized by Lévi-Strauss under the tension between science and literature, with the purpose of synchronizing effects of presence and the expression of truth in contact with the other. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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