Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47630
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
DhyanRamayanaRamosRodrigues_DISSERT.pdf12,88 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A escrita da alteridade : textos e fotografias em Tristes trópicos (1955)
Auteur(s): Rodrigues, Dhyan Ramayana Ramos
Orientador(es):: Sá Júnior, Luíz César de
Assunto:: Fotografia documentária
Povos indígenas
Lévi-Strauss, Claude, 1908-2009 - crítica e interpretação
Literatura e representação
Literatura indígena brasileira
Date de publication: 31-jan-2024
Référence bibliographique: RODRIGUES, Dhyan Ramayana Ramos. A escrita da alteridade: textos e fotografias em Tristes trópicos (1955). 2023. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Esta dissertação analisa o texto e as fotografias em Tristes trópicos (1955), com o objetivo de elucidar as modalidades discursivas que nele se articulam para dar conta da experiência de Lévi-Strauss com os povos indígenas brasileiros. Partindo da tradição do double livre na etnologia francesa do século XX, busca-se tratar da construção da alteridade no livro, explorando o uso de caracteres poéticos no discurso científico, a questão da autoria e do sujeito em discursos autobiográficos e o papel das fotografias, em sua relação com o realismo, na antropologia. Esses mecanismos permitem flagrar o funcionamento de um paradigma de bricolagem em Tristes Trópicos, operacionalizado por Lévi-Strauss sob a tensão entre ciência e literatura, cujo propósito é sincronizar efeitos de presença e a expressão da verdade no contato com o outro.
Abstract: This dissertation analyzes the text and the photographs in Tristes Tropiques (1955), with the aim of elucidating the discursive modalities that are articulated within it to account for Lévi-Strauss's experience with Brazilian indigenous peoples. Drawing from the tradition of the double livre in 20th-century French ethnology, the study seeks to address the construction of otherness in the book by exploring the use of poetic elements in scientific discourse, the question of authorship and subjectivity in autobiographical narratives, and the role of photographs in their relation to realism in anthropology. These mechanisms allow us to capture the functioning of a bricolage paradigm in Tristes Tropiques, operationalized by Lévi-Strauss under the tension between science and literature, with the purpose of synchronizing effects of presence and the expression of truth in contact with the other.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47630/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.