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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47570
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Title: Realismo dos fantasmas da periferia : o pensamento do "realismo mágico"
Authors: Borges, Thiago Roney Lira
Orientador(es):: More, Anna Herron
Assunto:: Realismo
Literatura - crítica e interpretação
Badiou, Alain, 1937-
Issue Date: 29-Jan-2024
Citation: BORGES, Thiago Roney Lira. Realismo dos fantasmas da periferia: o pensamento do "realismo mágico". 2023. 217 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Este estudo defende que a nueva narrativa hispanoamericana instituiu a trajetória de um novo pensamento literário, a partir da “inestética” de Alain Badiou (2008), e não uma mera retórica poética chamada “realismo mágico”. A inovadora experimentação lógica relacional entre os efeitos de sentidos “real” e “maravilhoso”, de conjunção intercalar, produziu um espaço indecidível entre os signos contraditórios, a partir de materiais e camadas do passado ou do futuro fundidas no presente, conformando, assim, uma forma fantasmal. Nesse sentido, uma série de romances desenvolveu uma forma literária radicalmente nova, capaz de tornar visível os invisíveis espectros hispano-americanos, desdobrando como pensamento literário um realismo dos fantasmas da periferia ou um realismo espectral, em que os romances investigam perceptivamente o poder moderno, desfigurando a ideia de um progresso na história do capitalismo global, por meio da exposição diegética de uma complexa estrutura mítica do poder, na distinção sensível de diversos procedimentos rituais e sacrificiais. Para tanto, analisamos El Señor Presidente (1946), de Asturias, que se mostra a obra de irrupção da nova forma; El reino deste mundo (1949) e Pedro Páramo (1955), que deram existência e desenvolveram as primeiras consequências formais do realismo espectral; Cien años de soledad (1967), que apresenta uma estandardização negativa da nova forma; e, por fim, McOndo (1996), que tenta destruir o pensamento do realismo dos fantasmas da periferia.
Abstract: This study argues that the nueva narrativa hispanoamericana instituted the trajectory of a new literary thought, from the “inaesthetics” of Alain Badiou (2008), and not a mere poetic rhetoric called "magic realism". The innovative relational logical experimentation between the sense effects "real" and "marvelous", of intercalary conjunction, produced an undecidable space between contradictory signs, from materials and layers of the past or the future merged in the present, thus conforming a phantasmal form. In this sense, a series of novels developed a radically new literary form, capable of making visible the invisible Hispanic American spectres, unfolding as literary thought a realism of the ghosts of the periphery or a spectral realism, in which the novels perceptively investigate modern power, defacing the idea of a progress in the history of global capitalism, through the diegetic exposition of a complex mythical structure of power, in the sensitive distinction of various ritual and sacrificial procedures. To this end, we analyze Asturias El Señor Presidente (1946), which proves to be the work of irruption of the new form; El reino deste mundo (1949) and Pedro Páramo (1955), which gave existence to and developed the first formal consequences of spectral realism; Cien años de soledad (1967), which presents a negative standardization of the new form; and, finally, McOndo (1996), which attempts to destroy the thought of the ghost realism of the periphery.
Résumé: Este estudio sostiene que la nueva narrativa hispanoamericana instituyó la trayectoria de un nuevo pensamiento literario, a partir de la “inestética” de Alain Badiou (2008), y no una mera retórica poética llamada "realismo mágico". La innovadora experimentación lógica relacional entre los efectos de sentido "real" y "maravilloso", de conjunción intercalaria, produjo un espacio indecidible entre signos contradictorios, a partir de materiales y capas del pasado o del futuro fundidos en el presente, conformando así una forma fantasmal. En este sentido, una serie de novelas desarrollaron una forma literaria radicalmente nueva, capaz de hacer visibles los invisibles espectros hispanoamericanos, desplegando como pensamiento literario un realismo de los fantasmas de la periferia o un realismo espectral, en el que las novelas indagan perceptivamente el poder moderno, desfigurando la idea de un progreso en la historia del capitalismo global, a través de la exposición diegética de una compleja estructura mítica del poder, en la distinción sensible de diversos procedimientos rituales y sacrificiales. Para ello, analizamos El Señor Presidente (1946), de Asturias, que resulta ser la obra de irrupción de la nueva forma; El reino deste mundo (1949) y Pedro Páramo (1955), que dieron existencia y desarrollaron las primeras consecuencias formales del realismo espectral; Cien años de soledad (1967), que presenta una estandarización negativa de la nueva forma; y, por último, McOndo (1996), que intenta destruir el pensamiento del realismo de los fantasmas de la periferia.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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