Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | More, Anna Herron | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Thiago Roney Lira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Thiago Roney Lira. Realismo dos fantasmas da periferia: o pensamento do "realismo mágico". 2023. 217 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47570 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo defende que a nueva narrativa hispanoamericana instituiu a trajetória de um novo
pensamento literário, a partir da “inestética” de Alain Badiou (2008), e não uma mera retórica
poética chamada “realismo mágico”. A inovadora experimentação lógica relacional entre os
efeitos de sentidos “real” e “maravilhoso”, de conjunção intercalar, produziu um espaço
indecidível entre os signos contraditórios, a partir de materiais e camadas do passado ou do
futuro fundidas no presente, conformando, assim, uma forma fantasmal. Nesse sentido, uma
série de romances desenvolveu uma forma literária radicalmente nova, capaz de tornar visível
os invisíveis espectros hispano-americanos, desdobrando como pensamento literário um
realismo dos fantasmas da periferia ou um realismo espectral, em que os romances investigam
perceptivamente o poder moderno, desfigurando a ideia de um progresso na história do
capitalismo global, por meio da exposição diegética de uma complexa estrutura mítica do poder,
na distinção sensível de diversos procedimentos rituais e sacrificiais. Para tanto, analisamos El
Señor Presidente (1946), de Asturias, que se mostra a obra de irrupção da nova forma; El reino
deste mundo (1949) e Pedro Páramo (1955), que deram existência e desenvolveram as
primeiras consequências formais do realismo espectral; Cien años de soledad (1967), que
apresenta uma estandardização negativa da nova forma; e, por fim, McOndo (1996), que tenta
destruir o pensamento do realismo dos fantasmas da periferia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Realismo dos fantasmas da periferia : o pensamento do "realismo mágico" | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Badiou, Alain, 1937- | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study argues that the nueva narrativa hispanoamericana instituted the trajectory of a new
literary thought, from the “inaesthetics” of Alain Badiou (2008), and not a mere poetic rhetoric
called "magic realism". The innovative relational logical experimentation between the sense
effects "real" and "marvelous", of intercalary conjunction, produced an undecidable space
between contradictory signs, from materials and layers of the past or the future merged in the
present, thus conforming a phantasmal form. In this sense, a series of novels developed a
radically new literary form, capable of making visible the invisible Hispanic American spectres,
unfolding as literary thought a realism of the ghosts of the periphery or a spectral realism, in
which the novels perceptively investigate modern power, defacing the idea of a progress in the
history of global capitalism, through the diegetic exposition of a complex mythical structure of
power, in the sensitive distinction of various ritual and sacrificial procedures. To this end, we
analyze Asturias El Señor Presidente (1946), which proves to be the work of irruption of the
new form; El reino deste mundo (1949) and Pedro Páramo (1955), which gave existence to and
developed the first formal consequences of spectral realism; Cien años de soledad (1967),
which presents a negative standardization of the new form; and, finally, McOndo (1996), which
attempts to destroy the thought of the ghost realism of the periphery. | en |
dc.description.abstract3 | Este estudio sostiene que la nueva narrativa hispanoamericana instituyó la trayectoria de un
nuevo pensamiento literario, a partir de la “inestética” de Alain Badiou (2008), y no una mera
retórica poética llamada "realismo mágico". La innovadora experimentación lógica relacional
entre los efectos de sentido "real" y "maravilloso", de conjunción intercalaria, produjo un
espacio indecidible entre signos contradictorios, a partir de materiales y capas del pasado o del
futuro fundidos en el presente, conformando así una forma fantasmal. En este sentido, una serie
de novelas desarrollaron una forma literaria radicalmente nueva, capaz de hacer visibles los
invisibles espectros hispanoamericanos, desplegando como pensamiento literario un realismo
de los fantasmas de la periferia o un realismo espectral, en el que las novelas indagan
perceptivamente el poder moderno, desfigurando la idea de un progreso en la historia del
capitalismo global, a través de la exposición diegética de una compleja estructura mítica del
poder, en la distinción sensible de diversos procedimientos rituales y sacrificiales. Para ello,
analizamos El Señor Presidente (1946), de Asturias, que resulta ser la obra de irrupción de la
nueva forma; El reino deste mundo (1949) y Pedro Páramo (1955), que dieron existencia y
desarrollaron las primeras consecuencias formales del realismo espectral; Cien años de soledad
(1967), que presenta una estandarización negativa de la nueva forma; y, por último, McOndo
(1996), que intenta destruir el pensamiento del realismo de los fantasmas de la periferia. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|