Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47232
Files in This Item:
File SizeFormat 
TayseCasteloRibeiro_DISSERT.pdf2,74 MBAdobe PDFView/Open
Title: Da caneta ao cursor : representações sociais de alfabetizadores acerca das formações continuadas baseadas nas TIC
Authors: Ribeiro, Tayse Castelo
Orientador(es):: Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto:: Representações sociais
Tecnologia da informação e da comunicação
Tecnologia educacional
Formação continuada
Saberes docentes
Issue Date: 12-Jan-2024
Citation: RIBEIRO, Tayse Castelo. Da caneta ao cursor: representações sociais de alfabetizadores acerca das formações continuadas baseadas nas TIC. 2023. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: “Arrancar as flores? Quem pode garantir que não brotem de novo?” As palavras do pai de Tistu no livro “O Menino do Dedo Verde” representam o objeto de estudo desta pesquisa: as formações continuadas. A pandemia de Covid-19 impactou o sistema educacional do país. As escolas tiveram que se adequar a essa nova realidade. Consequentemente, exigiu-se do educador o manuseio e domínio das novas tecnologias. Nesse cenário, as formações continuadas ganharam destaque nacional, de forma repentina, a fim de preparar o docente para esse novo desafio. Entretanto, as dificuldades vivenciadas, em especial, pelos alfabetizadores, são constantes. Assim, este estudo traz reflexões com expectativa de mudanças nas formações continuadas a partir do conhecimento acerca das representações sociais de alfabetizadores sobre os desafios enfrentados em relação à utilização e articulação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC) no contexto de formação. Para tanto, apoia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (2015). Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa participante, fundamentada na abordagem fenomenológica. Participaram do estudo Professores e Coordenadores, atuantes em turmas do Bloco Inicial de Alfabetização - BIA, lotados nas Regionais de Ceilândia-DF, Gama – DF, Taguatinga – DF e Guará-DF. Como objetivo principal, procurou-se analisar as representações sociais de educadores alfabetizadores acerca dos desafios e dificuldades enfrentados nas formações continuadas. Para gerar os dados, estabelecemos a triangulação a partir do desenvolvimento de um curso de Extensão aplicado a 11 Professores, com o recorte da análise de 8 alfabetizadores, aliada à pesquisa documental e aplicação de questionário Google Forms direcionado a 21 profissionais que atuam no BIA. Os dados analisados demonstraram que os sujeitos de pesquisa consideram suas representações sociais como elementos relevantes para as possíveis mudanças no cenário da formação continuada. Com este estudo, trazemos contribuições à EAPE e, também, aos alfabetizadores atuantes na SEDF, apresentando, ao final, como produto técnico, o regimento interno e anteprojeto para implementação do NAFAL – Núcleo de Apoio à Formação de Alfabetizadores.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47232/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.