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Título : Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
Autor : Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Orientador(es):: Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto:: Currículo educacional
Docentes - formação inicial
Educação ambiental
Agenda 2030
Fecha de publicación : 27-dic-2023
Citación : SANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : A presente pesquisa teve como foco analisar como a Educação Ambiental, inserida no currículo do curso de Licenciatura em Geografia da UnB, influencia na formação docente no contexto da Agenda 2030. Para análise, buscou-se embasamento nas ideias curriculares de Apple (2011), Santos (2015; 2019) e Macedo (2018); nas conceituações de formação docente em Geografia de Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); e nas contribuições sobre a abordagem da Educação Ambiental no currículo de Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) e Guimarães (2013). Para a investigação, usou-se como procedimento da pesquisa a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia da UnB (PPC), a aplicação de um questionário e a realização de uma oficina com estudantes da licenciatura do referido curso. A pesquisa revelou que existem componentes curriculares no PPC que se associam com a Educação Ambiental, porém não existem menções explícitas em relação à Agenda 2030. Foi percebido que os discentes reconhecem a importância da Educação Ambiental para sua formação, mas consideram incipientes a oferta de ações formativas, bem como não possuem entendimento sobre a Agenda 2030. Diante dos resultados obtidos, foi proposto um projeto de extensão que tem como objetivo fomentar práticas curriculares de Educação Ambiental para estudantes de cursos de licenciatura em Geografia, especialmente, as/os da UNB.
Abstract: The present research focused on analyzing how Environmental Education, inserted in the curriculum of the Degree in Geography at UnB, influences teacher training in the context of Agenda 2030. For analysis, it was sought grounding in the curricular ideas of Apple (2011), Santos (2015; 2019) and Macedo (2018); in the concepts of teacher training in Geography by Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); and inputs on the approach of Environmental Education in the curriculum of Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) and Guimarães (2013). For the investigation, it was used as a research procedure the analysis of the Pedagogical Political Project of the UnB Geography Course (PPC), the application of a questionnaire and the execution of a workshop with students of the degree of the mentioned course. The research revealed that there are curricular components in the PPC related with Environmental Education, however there are no explicit mentions regarding to the Agenda 2030. It was noted that the students realize the importance of Environmental Education for their training, but consider incipient the offer of training actions, as well as not having an understanding of the Agenda 2030. In face of the results obtained, an extension project was proposed with the aim of promoting curricular practices of Environmental Education for students of degree courses in Geography, especially those from UNB.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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