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CarlosHenriqueMenesesDosSantos_DISSERT.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Carlos Henrique Meneses dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T17:04:17Z-
dc.date.available2023-12-27T17:04:17Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47109-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como foco analisar como a Educação Ambiental, inserida no currículo do curso de Licenciatura em Geografia da UnB, influencia na formação docente no contexto da Agenda 2030. Para análise, buscou-se embasamento nas ideias curriculares de Apple (2011), Santos (2015; 2019) e Macedo (2018); nas conceituações de formação docente em Geografia de Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); e nas contribuições sobre a abordagem da Educação Ambiental no currículo de Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) e Guimarães (2013). Para a investigação, usou-se como procedimento da pesquisa a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia da UnB (PPC), a aplicação de um questionário e a realização de uma oficina com estudantes da licenciatura do referido curso. A pesquisa revelou que existem componentes curriculares no PPC que se associam com a Educação Ambiental, porém não existem menções explícitas em relação à Agenda 2030. Foi percebido que os discentes reconhecem a importância da Educação Ambiental para sua formação, mas consideram incipientes a oferta de ações formativas, bem como não possuem entendimento sobre a Agenda 2030. Diante dos resultados obtidos, foi proposto um projeto de extensão que tem como objetivo fomentar práticas curriculares de Educação Ambiental para estudantes de cursos de licenciatura em Geografia, especialmente, as/os da UNB.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDocentes - formação inicialpt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordAgenda 2030pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research focused on analyzing how Environmental Education, inserted in the curriculum of the Degree in Geography at UnB, influences teacher training in the context of Agenda 2030. For analysis, it was sought grounding in the curricular ideas of Apple (2011), Santos (2015; 2019) and Macedo (2018); in the concepts of teacher training in Geography by Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); and inputs on the approach of Environmental Education in the curriculum of Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) and Guimarães (2013). For the investigation, it was used as a research procedure the analysis of the Pedagogical Political Project of the UnB Geography Course (PPC), the application of a questionnaire and the execution of a workshop with students of the degree of the mentioned course. The research revealed that there are curricular components in the PPC related with Environmental Education, however there are no explicit mentions regarding to the Agenda 2030. It was noted that the students realize the importance of Environmental Education for their training, but consider incipient the offer of training actions, as well as not having an understanding of the Agenda 2030. In face of the results obtained, an extension project was proposed with the aim of promoting curricular practices of Environmental Education for students of degree courses in Geography, especially those from UNB.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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