Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Rita Silvana Santana dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Carlos Henrique Meneses dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47109 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como foco analisar como a Educação Ambiental, inserida no currículo
do curso de Licenciatura em Geografia da UnB, influencia na formação docente no contexto da
Agenda 2030. Para análise, buscou-se embasamento nas ideias curriculares de Apple (2011),
Santos (2015; 2019) e Macedo (2018); nas conceituações de formação docente em Geografia
de Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); e nas contribuições sobre a abordagem da
Educação Ambiental no currículo de Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) e
Guimarães (2013). Para a investigação, usou-se como procedimento da pesquisa a análise do
Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia da UnB (PPC), a aplicação de um
questionário e a realização de uma oficina com estudantes da licenciatura do referido curso. A
pesquisa revelou que existem componentes curriculares no PPC que se associam com a
Educação Ambiental, porém não existem menções explícitas em relação à Agenda 2030. Foi
percebido que os discentes reconhecem a importância da Educação Ambiental para sua
formação, mas consideram incipientes a oferta de ações formativas, bem como não possuem
entendimento sobre a Agenda 2030. Diante dos resultados obtidos, foi proposto um projeto de
extensão que tem como objetivo fomentar práticas curriculares de Educação Ambiental para
estudantes de cursos de licenciatura em Geografia, especialmente, as/os da UNB. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes - formação inicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research focused on analyzing how Environmental Education, inserted in the
curriculum of the Degree in Geography at UnB, influences teacher training in the context of
Agenda 2030. For analysis, it was sought grounding in the curricular ideas of Apple (2011),
Santos (2015; 2019) and Macedo (2018); in the concepts of teacher training in Geography by
Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); and inputs on the approach of Environmental
Education in the curriculum of Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) and
Guimarães (2013). For the investigation, it was used as a research procedure the analysis of the
Pedagogical Political Project of the UnB Geography Course (PPC), the application of a
questionnaire and the execution of a workshop with students of the degree of the mentioned
course. The research revealed that there are curricular components in the PPC related with
Environmental Education, however there are no explicit mentions regarding to the Agenda
2030. It was noted that the students realize the importance of Environmental Education for their
training, but consider incipient the offer of training actions, as well as not having an
understanding of the Agenda 2030. In face of the results obtained, an extension project was
proposed with the aim of promoting curricular practices of Environmental Education for
students of degree courses in Geography, especially those from UNB. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|