http://repositorio.unb.br/handle/10482/47092
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LucimaraGomesOliveiraDeMorais_TESE.pdf | 5,99 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Culturas infantis : um estudo com crianças em um parquinho de uma comunidade religiosa de Brasília |
Auteur(s): | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de |
Orientador(es):: | Wiggers, Ingrid Dittrich |
Assunto:: | Infância Crianças - aspectos sociais Sociologia da infância Geografia das infâncias Infância - Brasília (DF) |
Date de publication: | 26-déc-2023 |
Data de defesa:: | 20-oct-2023 |
Référence bibliographique: | MORAIS, Lucimara Gomes Oliveira de. Culturas infantis: um estudo com crianças em um parquinho de uma comunidade religiosa de Brasília. 2023. 204 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Este trabalho acadêmico, em nível de doutorado, insere-se no campo de estudos sobre as infâncias, na linha de pesquisas de Estudos Comparados em Educação, do Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa desenvolveu-se dentro do escopo do projeto “Playground Movement, parques infantis, Escola-Parque: histórias entrelaçadas”. O objetivo geral consiste em compreender as vivências de 57 crianças no parquinho de uma comunidade religiosa, buscando analisar as linguagens e as culturas infantis. O aporte teórico fundamenta-se no campo de estudos da(s) infância(s), em perspectiva interdisciplinar da sociologia da infância e geografia das infâncias. A escuta das crianças, em suas múltiplas linguagens, justifica-se pela necessária articulação entre os conteúdos produzidos por elas, que têm significados singulares e universais. Ressalta-se que o registro do que as crianças dizem em pesquisas acadêmicas vincula-se a direitos inscritos na Convenção dos Direitos das Crianças, da Organização das Nações Unidas, de 1989. A escolha do parquinho como campo desta pesquisa ancora-se na compreensão do papel do cotidiano, das interações e das brincadeiras como formas de desenvolvimento da cultura de pares pelas crianças. Nesse sentido, as crianças são compreendidas como sujeitos de direitos, localizados histórica e geograficamente, produtores e produtos de determinada cultura. A investigação acadêmica orienta-se por abordagem qualitativa com aproximações metodológicas da etnografia. Em função da complexidade do objeto de pesquisa, sua compreensão exige um repertório diversificado de procedimentos metodológicos capazes de consubstanciar a escuta das múltiplas linguagens das crianças no contexto do parquinho. As imersões no campo apontam para o parquinho como um lugar que possibilita o desenvolvimento pleno das crianças, por meio das descobertas e elaboração da cultura de pares. As crianças constroem narrativas, operam com leis da física e criam explicações para os fenômenos enquanto brincam. No entanto, a dependência desse grupo geracional aos adultos limita a ida delas ao parquinho, pois são os adultos que decidem e controlam os espaços e tempos da(s) infância(s). |
Abstract: | This doctoral work is within the field of childhood studies, under the Comparative Education Studies research line from the University of Brasília’s Education College Post-Graduate Program. The research was developed within the “Playground Movement, children’s playgrounds, ‘Parque’ schools: interwoven stories”. The main objective consists in comprehending the experience of 57 children at a playground of a religious community, trying to analyze the language and culture of the children in question. The theoretical contribution is based on the field of childhood studies, with an interdisciplinary perspective linking sociology of childhood and children’s geographies. The search for understanding children’s voices is anchored in the necessary articulation between contents they produce, which have singular and universal meanings. It is important to note that the record of what children say in academic research is linked to rights inscribed in the 1989 United Nations Convention on the Rights of the Child. The choice of the playground as locus for this research is grounded in understanding the role of daily life, interactions, and games as ways for children to develop peer culture. In this sense, children are understood as subjects with rights, inserted in a historic and geographical location, producers and products of a given culture. The approach that guides this academic research is qualitative with methodological contributions from ethnography. Due to the complexity of the research object, its understanding requires a diversified repertoire of methodological procedures capable of substantiating the listening of children’s voices in the playground context. The first immersions in the field point to the playground as a place that allows children’s full development through discoveries and elaboration of peer culture. Children build narratives, operate with laws of physics, and create explanations for phenomena as they play. However, the subordination of this generational group to adults limits their visits to the playground, as it is the adults who decide and control childhood spaces and timings. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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