Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Lucimara Gomes Oliveira de. Culturas infantis: um estudo com crianças em um parquinho de uma comunidade religiosa de Brasília. 2023. 204 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47092 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico, em nível de doutorado, insere-se no campo de estudos sobre as
infâncias, na linha de pesquisas de Estudos Comparados em Educação, do Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa desenvolveu-se dentro do escopo do projeto “Playground Movement, parques infantis, Escola-Parque:
histórias entrelaçadas”. O objetivo geral consiste em compreender as vivências de 57 crianças
no parquinho de uma comunidade religiosa, buscando analisar as linguagens e as culturas
infantis. O aporte teórico fundamenta-se no campo de estudos da(s) infância(s), em perspectiva
interdisciplinar da sociologia da infância e geografia das infâncias. A escuta das crianças, em
suas múltiplas linguagens, justifica-se pela necessária articulação entre os conteúdos
produzidos por elas, que têm significados singulares e universais. Ressalta-se que o registro do
que as crianças dizem em pesquisas acadêmicas vincula-se a direitos inscritos na Convenção
dos Direitos das Crianças, da Organização das Nações Unidas, de 1989. A escolha do parquinho
como campo desta pesquisa ancora-se na compreensão do papel do cotidiano, das interações e
das brincadeiras como formas de desenvolvimento da cultura de pares pelas crianças. Nesse
sentido, as crianças são compreendidas como sujeitos de direitos, localizados histórica e
geograficamente, produtores e produtos de determinada cultura. A investigação acadêmica
orienta-se por abordagem qualitativa com aproximações metodológicas da etnografia. Em
função da complexidade do objeto de pesquisa, sua compreensão exige um repertório
diversificado de procedimentos metodológicos capazes de consubstanciar a escuta das
múltiplas linguagens das crianças no contexto do parquinho. As imersões no campo apontam
para o parquinho como um lugar que possibilita o desenvolvimento pleno das crianças, por
meio das descobertas e elaboração da cultura de pares. As crianças constroem narrativas,
operam com leis da física e criam explicações para os fenômenos enquanto brincam. No
entanto, a dependência desse grupo geracional aos adultos limita a ida delas ao parquinho, pois
são os adultos que decidem e controlam os espaços e tempos da(s) infância(s). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Culturas infantis : um estudo com crianças em um parquinho de uma comunidade religiosa de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia das infâncias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral work is within the field of childhood studies, under the Comparative Education
Studies research line from the University of Brasília’s Education College Post-Graduate
Program. The research was developed within the “Playground Movement, children’s
playgrounds, ‘Parque’ schools: interwoven stories”. The main objective consists in
comprehending the experience of 57 children at a playground of a religious community, trying
to analyze the language and culture of the children in question. The theoretical contribution is
based on the field of childhood studies, with an interdisciplinary perspective linking sociology
of childhood and children’s geographies. The search for understanding children’s voices is
anchored in the necessary articulation between contents they produce, which have singular and
universal meanings. It is important to note that the record of what children say in academic
research is linked to rights inscribed in the 1989 United Nations Convention on the Rights of
the Child. The choice of the playground as locus for this research is grounded in understanding
the role of daily life, interactions, and games as ways for children to develop peer culture. In
this sense, children are understood as subjects with rights, inserted in a historic and geographical
location, producers and products of a given culture. The approach that guides this academic
research is qualitative with methodological contributions from ethnography. Due to the
complexity of the research object, its understanding requires a diversified repertoire of
methodological procedures capable of substantiating the listening of children’s voices in the
playground context. The first immersions in the field point to the playground as a place that
allows children’s full development through discoveries and elaboration of peer culture.
Children build narratives, operate with laws of physics, and create explanations for phenomena
as they play. However, the subordination of this generational group to adults limits their visits
to the playground, as it is the adults who decide and control childhood spaces and timings. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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