Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47087
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Thomas Félix Sousa Nizio_Dissertacao.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019)
Autor : Nizio, Thomas Félix Sousa
Orientador(es):: Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Assunto:: Museus históricos - Brasil
Museu Histórico Nacional (Brasil)
Mediação cultural
Museus - público
Fecha de publicación : 26-dic-2023
Citación : NÍZIO, Thomas Félix Sousa. O Museu Histórico Nacional – RJ, diante da agência de seus públicos (2010 – 2019). 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : O presente trabalho procura discutir e compreender a relação dos museus históricos com seus públicos no começo do século XXI. Para isso, a pesquisa busca analisar as ações museográficas do Museu Histórico Nacional entre 2010 a 2019, os anos de preparação para o centenário do museu antes da pandemia de Covid-19. Após 2020, o Brasil viveu outro bicentenário e o museu viveu outro centenário enquanto as ações até 2019 se tornaram um projeto almejado guardado pelo passado. Entretanto, meu objetivo se volta na compreensão do museu sobre seus públicos. Desta maneira, proponho ver este projeto imaginado, suas produções colaborativas, a participação coletiva de públicos, das ações educativas programadas e mediadas, e das redes sociais em engajamento crescente. Por fim, busca-se debater estas ações para entender como o Museu Histórico Nacional entendeu e se relacionou com seus públicos apoiados em suas agências, ao discutirmos a Nova Museologia, a História Pública, a Mediação Cultural e a Autoridade Compartilhada.
Abstract: The present work seeks to discuss and understand the relationship between historical museums and their publics at the beginning of the 21st century. For this, the research seeks to analyze the museographic actions of the Museu Histórico Nacional between 2010 and 2019, the years of preparation for the centenary of the museum before the Covid-19 pandemic. After 2020, Brazil lived another bicentennial and the museum lived another centenary while the actions until 2019 became a desired project guarded by the past. However, my goal turns to the museum's understanding of its publics. In this way, I propose to see this imagined project, its collaborative productions, the collective participation of publics, programmed and mediated educational actions, and its social media in growing engagement. Finally, we seek to discuss these actions to understand how the Museu Histórico Nacional understood and related to its public supported by its agencies, when discussing the New Museology, Public History, Cultural Mediation and Shared Authority.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47087/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.