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Título : Qualidade da educação básica : um direito e vários atores
Otros títulos : Quality of basic education : one right and many actors
Autor : Oliveira, Sílvia Assis
Castioni, Remi
Tavares, Ana Carolina Albernaz Mundim
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8829-0836
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-1037-5872
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal
Assunto:: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)Ideb
Avaliação educacional
Fecha de publicación : 28-oct-2023
Editorial : Universidade do Estado de Mato Grosso
Citación : OLIVEIRA, Silvia Assis; CASTIONI, Remi; TAVARES, Ana Carolina Albernaz Mundim. Qualidade da educação básica: um direito e vários atores. Revista Educação, Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 129–140, 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10818. Acesso em: 13 nov. 2023.
Resumen : A educação básica brasileira avança lentamente em busca de um padrão de qualidade. Embora vários fatores influenciem na qualidade, os diversos entes da federação, cada um na sua competência, buscam respostas e caminhos para contornar fragilidades da aprendizagem por meio de indicadores da avaliação. Neste trabalho apresentamos o foco em comum que envolve a educação do âmbito federal aos entes subnacionais: a busca pela qualidade e tomamos como objeto o Sistema de Avaliação da Educação básica -Saeb –e proveniente dele, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –Ideb –, que é utilizado para definir a Meta 7 do PNE, e que claramente destaca a qualidade da educação. O texto busca a partir da revisão sistemática da literatura, apresentar como a agenda daavaliação foi sendo incorporada pelos sistemas educacionais e gradativamente aceita para orientar as políticas educacionais. Demonstra ainda a incipiente apropriação pela comunidade escolar dessa importante ação na definição da melhoria da qualidade da educação e de como o projeto político-pedagógico pode orientar a busca por melhores resultados a partir da realidade escolar. O texto teve como origem pesquisa qualitativa em nível de Mestrado de um dos autores e foi discutida no âmbito do GEPAT –Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia.
Abstract: Brazilian basic education advances slowly in search of a quality standard. Although several factors influence quality, the various entities of the federation, each one in its competence, seek answers and ways to bypass learning fragilities through evaluation indicators. In this work, we present the common focus that involves education from the federal level to subnational entities: the quest for quality, and we take as object the Basic Education Evaluation System –Saeb –and from it, the Basic Education Development Index derived from it –the IDEB –which are used to define Goal 7 of the National Education Program -PNE, which clearly emphasizes the quality of education. Based on a systematic review of the literature, the text seeks to show how the evaluation agenda has been incorporated by educational systems and gradually accepted to guide educational policies.It also demonstrates the incipient appropriation by the school community of this important action in the definition of improving the quality of education and how the political-pedagogical project can guide the search for better results based on the school reality. The text originated from qualitative research at master's level by one of the authors and was discussed within the GEPAT -Group of Studies and Research on the contributions of Anísio Teixeira to Brazilian education, at the Faculty of Education of the University of Brasilia.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818
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