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Título : A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro
Otros títulos : The BNCC, the education councils and the PNLD in the context of implementing an education policy: the (case of) Brazilian high school
Autor : Queiroz, Jacqueline Clara
Medeiros, Maria Valéria Jacques de
Castioni, Remi
Lopes, Robson Vila Nova
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-1945-7962
https://orcid.org/0000-0002-0974-7595
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0001-5553-1237
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Conselho Estadual de Educação do Tocantins
Assunto:: Educação básica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Sistemas de ensino
Conselhos de educação
Fecha de publicación : 6-feb-2023
Editorial : Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins
Citación : QUEIROZ, Jacqueline Clara et al. A BNCC, os conselhos de educação e o PNLD no contexto da implementação de uma política de educação: o (caso do) ensino médio brasileiro. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.
Resumen : O artigo apresenta resultados de pesquisa que articulam os temas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Conselhos de Educação (CEs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto da implementação de uma política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados mostram a presença de atores e instituições fundamentais para a implementação do novo ensino médio enquanto uma política pública de educação. Todavia, desnuda a ausência de articulação entre os elementos que constituem a política. Evidencia ainda a necessidade de avaliação e aprofundamentos conceituais.
Abstract: The article presentes research results that articulate the themes, National Common Curricular Base (BNCC), the Education Councils (CEs) and the National Textbook Program (PNLD) in the contexto of the implementation of a public education policy. This is a bibliographic na documentar research. The results show the presence of key actors and institutions for the implementation of the new high school as a public education policy. However, it reveals the lack of articulation between the elements that constitute the policy. It also highlights the need for evaluation and conceptual deepening.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons: (CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8156. Acesso em: 13 nov. 2023.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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