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Titre: Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
Autre(s) titre(s): Among singers, matrons and poets : meaning the blues
Auteur(s): Rocha, Alexandre Eleutério
Pereira, Flávio Santos
Cayón Durán, Luis Abraham
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2194-6298
https://orcid.org/0000-0002-3052-5209
https://orcid.org/0000-0001-6282-8282
metadata.dc.contributor.affiliation: University of Brasília
University of Brasília
University of Brasília
Assunto:: Blues
Emoção
Semântica musical
Significação
Date de publication: 28-avr-2022
Editeur: Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, do Centro de Artes, Moda e Desing (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Référence bibliographique: ROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0201, 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20601. Acesso em: 31 out. 2023.
Résumé: Este artigo aborda o blues. Tem por objetivo a análise de aspectos marcantes da estética e linguagem desse secular gênero musical afro-americano: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no(s) conceito(s) de significação. Foram escolhidos eixos analíticos centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. O caminho que possibilita a análise dessa manifestação artística é uma revisão bibliográfica que se vale de arcabouço teórico-metodológico da Musicologia Cultural, Etnomusicologia e Semiologia Musical. Recorre-se também a outros suportes teóricos de áreas como Antropologia, História e Estudos Literários. É abordada igualmente a estreita relação da estética, linguagem e discurso do blues - semântica e sintaxe - com a construção sócio-histórica e cultural da identidade étnica do afro-americano.
Abstract: This article addresses the blues. Its purpose is to analyze striking aspects of the aesthetics and language of this secu-lar African American musical genre: the bittersweet discursive, emotional, and behavioral ambiguity, a culturally codi-fied language whose common thread is linked to the concept(s) of meaning. Analytical axes were chosen cente-red on the reflexive tetrad of structure, process, function, and meaning. The path that enables the analysis of this artistic manifestation is a bibliographic review that makes use of the theoreti-cal and methodological framework of Cultural Musicology, Ethnomusicology, and Musical Semiology. It also resorts to other theoretical supports from areas such as Anthropology, History, and Literary Studies. The close relationship of blues aesthetics, language, and discou-rse - semantics and syntax - with the socio-historical and cultural construc-tion of African American ethnic identity is also addressed.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Description: O presente artigo é derivado de meu trabalho de conclusão do curso de Antropologia pela Universidade de Brasília.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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