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Título : O desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças em um centro de educação infantil do campo no Distrito Federal
Autor : Santos, Vanessa Carla Barros dos
Orientador(es):: Rengifo-Herrera, Francisco José
Assunto:: Práticas de letramento
Educação infantil
Consciência fonológica
Leitura e escrita
Fecha de publicación : 24-oct-2023
Citación : SANTOS, Vanessa Carla Barros dos. O desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças em um centro de educação infantil do campo no Distrito Federal. 2023. xii, 273 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Esta pesquisa tem por objetivo descrever as mudanças nos indicadores de consciência fonêmica de crianças do 2º período da Educação Infantil do campo, a partir de atividades de literacia emergente que envolve o uso de jogo da memória de letra-figura-objeto. Apresenta, assim, um mapeamento teórico acerca do papel da materialidade nos processos de literacia emergente sob a perspectiva dos estudos da Pragmática do Objeto, que defende que os objetos integram os sistemas semióticos e oferecem oportunidades para agir sobre eles, sendo especialmente relevante considerar a triadicidade (adulto-criançaobjeto) como unidade de análise para compreender o desenvolvimento e a cognição na Primeira Infância. À luz da Teoria Conexionista de Fases destaca a relevância das intervenções explícitas de consciência fonêmica nas práticas de literacia emergente. Trata-se de uma pesquisa não experimental, descritiva exploratória realizada em um Centro de Educação Infantil localizado na zona rural do Distrito Federal. Traz como proposta metodológica a análise microgenética de episódios de videogravação das interações triádicas observadas nas práticas de literacia emergente com o uso do jogo da memória de letra-figura-objeto. Pretende contribuir para abrir novos espaços de discussão sobre a relevância da materialidade nas práticas de Educação Infantil a partir do planejamento de atividades de atividades de literacia emergente focadas no desenvolvimento da consciência fonêmica em situações de interação triádica.
Abstract: This research aims to describe the changes in phonemic awareness indicators in 2nd-period kindergarten children in the countryside, from emergent literacy activities involving the use of letter-figure-object memory games. It presents, thus, a theoretical mapping about the role of materiality in emergent literacy processes from the perspective of Object Pragmatics studies, which argues that objects integrate semiotic systems and offer opportunities to act on them, being especially relevant to consider the triadicity (adult-child-object) as a unit of analysis to understand development and cognition in Early Childhood. In light of Connectionist Phase Theory, it highlights the relevance of explicit phonemic awareness interventions in emergent literacy practices. This is a non-experimental, descriptive exploratory research carried out in an Early Childhood Education Center located in the rural area of the Federal District. Its methodological proposal is the micro genetic analysis of videotaped episodes of triadic interactions observed in emergent literacy practices using the letter-figure-object memory game. It intends to contribute to opening new spaces for discussion about the relevance of materiality in Kindergarten practices from the planning of emergent literacy activities focused on the development of phonemic awareness in triadic interaction situations.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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